Theresa Catharina de Góes Campos

  STAR WARS - EPISÓDIO I - A AMEAÇA FANTASMA

Ficção científica que continua a saga dos personagens principais e alguns dos temas básicos da primeira trilogia, que causou impacto no público e na indústria, " Star Wars Episódio I - A Ameaça Fantasma" (Star Wars Episode I - The Phantom Menace, EUA, 1999 - 136 min.), de George Lucas, tem como intérpretes principais: Liam Neeson , Ewan McGregor, Natalie Portman,Terence Stamp e Samuel L. Jackson.

Ação e aventura com suspense, ritmo, humor e muitos efeitos especiais; barulhento e com misticismo, falta-lhe, todavia, o romantismo da série anterior.

O simpático "desajeitado" Jar Jar Brinks é um monstrinho que termina sendo nomeado general, após algumas trapalhadas. Mesmo depois de promovido,continua desajeitado, entretanto, acerta errando, grita, reclama...

Observa-se uma diversidade de influências, tanto nos personagens como nos cenários e nos artefatos de guerra. Em muitas cenas, alguns objetos coloridos movimentam-se de modo fascinante, atraente, saindo artisticamente da uniformidade ou da discrição de tons e matizes do grande conjunto.

A Rainha Amidala (Natalie Portman) e seu povo enfrentam um embargo comercial, precisando da ajuda de dois Cavaleiros Jedis (Neeson e McGregor). Um garoto especial de apenas 9 anos, Anakin, é encontrado por ambos, ao lutar contra os inimigos de Amidala. O menino será o pai de Luke Skywalker, mas não sabe de seu futuro como Senhor das Trevas.

Enquanto as condições políticas na galáctica em crise estão confusas e difíceis, o Cavaleiro e Mestre Jedi Qui-Gon Jinn transmite as tradições de coragem e paciência a seu discípulo Obi-Wan Kenobi., num ambiente espacial, terrestre e lacustre de paisagens fantásticas.

A nova história também conta com personagens conhecidos da trilogia anterior, Guerra nas Estrelas: Yoda, R2-D2, C-3PO e Jabba the Hutt.

Há violência e diversos monstros, desde os mais primitivos aos robôs de alta tecnologia; explosões; tiros e mais tiros.

Amidala é uma líder articulada respeitada; estrategista inteligente, consciente de seu cargo e de sua função. Faz-se obedecer de imediato. A Rainha usa roupas e adereços de inspiração japonesa; sua maquiagem também revela influências da cultura oriental (inclusive seus penteados e adornos de cabeça). Seu look mostra-se trágico, imponente e melancólico.

Ela é solidária e sensível. Ousada, exótica, ainda que meiga em alguns momentos. Saudada e elogiada por sua coragem. Unida a seu povo. Amidala e o seu coro apresentam-se com vestes bem femininas. Ela participa das lutas com eficiência e iniciativa, atirando com pontaria. Luta em pé de igualdade, ao lado de seus súditos, dirigentes políticos e chefes militares. Eles parecem não ter qualquer preconceito contra a sua liderança. Mesmo quando ela ordena que se rendam.

"Larguem as armas. Fomos derrotados nesta rodada."

Observa-se, contudo, que as mulheres são realmente minoria. E sobre esse fato nenhuma explicação é dada.

A tradução para o português de My Lord como Meu Lorde não me agradou, pois o melhor seria traduzir como Meu Senhor.

Destaques: produção, efeitos especiais, fotografia, trilha sonora de John Williams; figurinos e adereços; direção de arte e cenografia; iluminação. A beleza das verdes paisagens e da cidade escondida, no fundo do lago. A coreografia e a estética do ambiente nos momentos em que os Jedis combatem. O interessante modelo branco-pérola da Rainha, lembrando um vestido de noiva exoticamente deslumbrante, abrilhantando a Festa da Paz.

O filme passa rápido!

Lendo os créditos finais, comprovamos que, ao contrário de outras áreas na atualidade, com desemprego alarmante, o cinema oferece cada vez mais um grande número de postos criativos de trabalho, mostrando contribuições as mais diversas, proporcionadas pela tecnologia no campo da arte.

(...) "- Concentre-se no agora.
- Mas o Mestre Yoda nos ensinou a se concentrar no futuro.
- Mas não em detrimento do presente. "
(...) "Não irei tolerar uma ação que nos leve à guerra."
(...) "O que acontece a um, afeta o outro."
(...) "Há sempre um peixe maior."
(...) "O sol acaba com a pele."
(...) "- Você é um anjo? Dizem que são as criaturas mais lindas do universo.
(...) "Você deu esperança aos que nada têm."
(...) " - Quero que nada mude. (Anakin)
- Não pode impedir mudanças. Como não pode impedir o pôr-do-sol. (mãe de Anakin)"
(...) "Seremos pacientes."
(...) "Os burocratas comandam."
(...) "...aquele que trará equilíbrio à Força. "
(...) "Atenção aos sentimentos."
(...) "O medo leva ao lado negro. O medo leva à raiva. A ira leva ao sofrimento."
(...) "A Força esteja com você,"
(...) "O seu foco determina a realidade."
(...) "Ele é o escolhido. Vai trazer o equilíbrio.
Com a estréia de Star Wars - Episódio II : Ataque dos Clones (Star Wars - Episode II : Attack of the Clones), seria interessante, para o público, fazer uma revisão, quero dizer, assistir novamente, nem que seja em vídeo, ao Episódio I. ( Assisti no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Fox Home Entertainment).
Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.