A CONFISSÃO

 

Com Ben Kingsley (o vencedor do Oscar por sua interpretação de Gandhi, no filme homônimo), Alec Baldwin e Amy Irving, “A Confissão” (The Confession – EUA, 1999 – 120’) é um drama contemporâneo, urbano, dirigido por David Jones, abordando questões de ética muito atuais.

As atitudes, as decisões, os diálogos e as ações levam a um profundo questionamento sobre: a punição de negligências, erros, omissões e atos de violência...ante a justiça divina e a chamada justiça humana.

Advogado de defesa tenta convencer um homem religioso a se declarar inocente da acusação de assassinato de três pessoas responsáveis pela morte de seu filho, uma criança que não teve atendimento em um hospital público. Acontece que o pai afirma estar convicto de que cometeu pecado grave e deve ser castigado pois, se não reconhecer sua culpa, não poderá receber o perdão de Deus.

O advogado está preocupado com os seus interesses pessoais, principalmente porque da absolvição do réu depende uma promoção muito importante para a sua carreira.

Outro aspecto interessante de “A Confissão” é abordar, também, os problemas do casamento sem comunicação; e ainda, a questão da infidelidade e suas conseqüências.

O roteiro tem cenas de violência; e denuncia acordos corruptos no ambiente do sistema jurídico.

(Assisti ao filme no cinema. Está disponível em vídeo Alpha Filmes.)

Theresa Catharina de Góes Campos

Volta