SANDY E JUNIOR FILMAM ACQUARIA

São Paulo, 27 de Maio de 2003

  • Produzido por Spectra Midia Produções e Omar Jundi, e dirigido por Flavia Moraes, filme marca a estréia dos artistas no cinema

  • Acquaria chegará às telas brasileiras em dezembro de 2003

Sandy & Júnior estão filmando ACQUARIA, seu primeiro longa-metragem como protagonistas. O projeto é fruto da parceira entre a Spectra Midia Produções, a Globo Filmes (co-produtora), a Universal Music (gravadora dos artistas) e a Fox Film do Brasil, que também cuidará da distribuição no país.

Misturando música, aventura e emoção, ACQUARIA mostra a importância da busca por soluções para evitar que os recursos naturais - fundamentais para a vida na Terra - não entrem em colapso. O filme tem a proposta de servir como um alerta para o problema – extremamente atual - da escassez de água no planeta.

ACQUARIA mostra um futuro distante e a Terra praticamente esgotada, após agressões constantes à natureza. Guerras acabaram com o pouco que já havia, inclusive com grande parte da população. Restaram apenas cidades em ruínas e alguns grupos de pessoas, sobrevivendo em um cenário que combina tecnologia e devastação. Neste ambiente árido, vivem Sarah (Sandy), Kim (Junior) e seus amigos Guili e Gaspar. Os quatro vão enfrentar grandes desafios, em um lugar repleto de perigos e mistérios, em busca do bem mais raro e precioso da Terra: a água. As filmagens de ACQUARIA começaram em abril, no Chile, só com a equipe técnica. Os demais cenários foram construídos em um estúdio no interior de São Paulo.

Sandy & Júnior

A carreira dos jovens artistas é pontuada por números impressionantes. Em 13 anos de estrada, eles já venderam 13 milhões de cópias de seus álbuns. No segmento de Home Vídeo, eles foram responsáveis por feito inédito. O vídeo do show "Era Uma Vez", de 1998, rompeu a barreira de vendas de 20 mil unidades – padrão de mercado - e atingiu a marca de 100 mil cópias.

O sucesso como cantores e compositores chamou a atenção dos executivos da Rede Globo de Televisão. Em 1998, foi ao ar o primeiro capítulo do seriado "Sandy e Junior", que se estendeu por cinco temporadas. Na mesma emissora, em 2001, participaram da novela Estrela Guia. Ao longo do segundo semestre de 2003, os artistas farão ainda uma série de especiais musicais.

Em outubro do ano passado, Sandy e Junior fizeram o primeiro show solo de um artista nacional no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Como se não bastasse, eles conseguiram reunir cerca de 70 mil pessoas para assisti-los, feito antes realizado só por Frank Sinatra nos anos 70.

Atualmente, Sandy e Junior dividem seu tempo entre os shows no Brasil e a carreira internacional. Recentemente, apresentaram-se no Festival de Viña del Mar, no Chile, e participaram de turnê promocional da Europa. A partir do final do mês de maio, eles voltam com a turnê que lotou o Maracanã e também gerou um CD ao vivo e um DVD com o registro do espetáculo. Em função do sucesso de vendas dos dois produtos, o show volta em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais.

Direção e Produção

O filme foi escrito por Cláudio Galperin e Flavia Moraes, que também responde pela direção. Considerada uma das grandes diretoras do país, Flavia já recebeu prêmios no Brasil (entre eles, três vezes o prêmio Caboré), na Argentina, Japão, França, Inglaterra e Estados Unidos e já fez mais de 2.000 comerciais. Fizeram parte de sua formação a Escola de Arte da UFRGS e o curso de direção cinematográfica da London Film School. Participou de workshops com Franco Zefirelli e Martin Scorsese. Estudou com Mark Travis em Los Angeles e hoje comanda o grupo de diretores da empresa Film Planet.

A equipe de produção de ACQUARIA é composta por grandes nomes do mercado cinematográfico brasileiro. A produção é da Spectra Midia Produções, de Omar Jundi, um profissional com 25 anos de experiência na área de entretenimento. A direção de fotografia é de Lauro Escorel (de O Xangô de Baker Street, Domésticas e Brincando nos Campos do Senhor); direção de arte de Tulé Peake (de Cidade de Deus); direção musical de Max Pierre (Universal Music) e produção executiva de Elisa Tolomelli (de Cidade de Deus, Lavoura Arcaica e Central do Brasil).

Co-produtores

Criada em 1997 com a intenção de fortalecer a indústria audiovisual brasileira, a Globo Filmes tem comemorado vários sucessos de bilheteria, como "Orfeu", de Cacá Diegues, que chegou a ser indicado como o representante brasileiro no Oscar de 2000 e "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes, que iniciou uma nova fase no mercado cinematográfico com a união entre TV e cinema. Em seis anos, a Globo Filmes participou de 13 produções e viu 6 delas figurarem entre os dez filmes brasileiros mais vistos pelo público desde a retomada do cinema nacional: "Carandiru", que já na quinta semana de exibição superou os recordes de público e renda, com mais de 3.250.000 de espectadores; "Cidade de Deus", com 3.200.000 espectadores; "Xuxa e os Duendes", com 2.650.000 espectadores; "Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas", com 2.200.000 espectadores; "O Auto da Compadecida", com 2.200.000 espectadores; "Simão, o Fantasma Trapalhão", com 1.650.000 espectadores; e "A Partilha", com 1.450.000 espectadores. Entre 1999 e 2002, participou de cerca de 11% do total de lançamentos nacionais e internacionais.

A Universal Music é a líder do mercado fonográfico no Brasil. O cast nacional da gravadora inclui nomes como Sandy & Junior, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Chitãozinho e Xororó, Ivete Sangalo, Kid Abelha e RPM, entre outros. No elenco internacional, astros como Sting, Mariah Carey, Enrique Iglesias, Elton John, Andréa Bocelli, Eminem, U2, e muitos outros. Pela Universal Music sairá a trilha sonora original de ACQUARIA, projeto coordenado pela área artística da gravadora. O trabalho de marketing envolve ainda criação de vídeo clipe promocional, divulgação, distribuição e comercialização da trilha em todo o país.

Presente no mercado nacional desde 1920, a Fox Film do Brasil é uma das empresas com maior contribuição à indústria do entretenimento no país, atuando com destaque e garantindo a seus filmes, amplo e diferenciado apoio de divulgação. Dentre os grandes sucessos distribuídos pela empresa encontram-se: "Independence Day", "Titanic", "Ou Tudo Ou Nada", "Meninos Não Choram", "X-Men", "Planeta dos Macacos" e todos os filmes da Saga Star Wars, além dos recentes mega-sucessos "007 – Um Novo Dia Para Morrer" e "X-Men 2". A Fox reconhece a importância do investimento e incentivo de produções locais e coloca sua estrutura e conhecimento a serviço do entretenimento. Várias produções nacionais já trazem a marca da 20th Century Fox e têm obtido grande sucesso, como "Xuxa Requebra", "Amores Possíveis", "Avassaladoras" e "Cristina Quer Casar". Além de ACQUARIA, dois outros filmes nacionais – "Lisbela e o Prisioneiro" e "Sexo, Amor & Traição" – têm previsão de estréia no segundo semestre de 2003.

Entrevista com Sandy & Junior

Vocês já carregam uma boa bagagem como atores. Vide os mais de quatro anos de seriado, a novela da rede Globo, a participação no filme "O Noviço Rebelde". Qual é a sensação de estrear como protagonistas nas telas do cinema?

Junior: É uma sensação muito boa, principalmente porque tivemos uma grande participação no planejamento e na idealização do filme. Estamos acompanhando de perto a história, o roteiro, as músicas, enfim, todos os mínimos detalhes! O cinema nacional está crescendo cada vez mais e é maravilhoso poder estrear como protagonista numa fase tão boa como esta.

Sandy: Ah, eu estou superempolgada com o projeto e muito feliz! Ser protagonista nas telonas do cinema é uma responsabilidade muito grande, um enorme desafio. Mas eu adoro novos desafios!...

Para vocês, qual a principal diferença entre atuar na TV e no cinema, se é que ela existe?

Junior: Eu acho que atuar no cinema é completamente diferente. A atuação exige mais maturidade, total dedicação e muito preparo. A proporção de tudo é diferente no cinema, por isso, precisamos ficar atentos aos mínimos detalhes de expressão corporal e facial, voz e tudo mais. Ensaiar e estudar muito são tarefas fundamentais para se fazer um bom filme, principalmente porque a cobrança é muito maior. Temos nos dedicado bastante.

Sandy: A responsabilidade de atuar nas telonas do cinema é muito grande. Você tem a missão de agradar ao público naquela sessão, em apenas algumas horas. No cinema, não existe um próximo capítulo ou episódio para se fazer melhor, baseando-se na reação do público; é aquela narrativa e pronto. Você tem pouco tempo para mostrar muita coisa interessante, por isso, é preciso ter muita sensibilidade e saber enxergar todo o filme durante cada cena. É muito difícil... principalmente porque estamos falando de uma obra de arte que fica para a posteridade!

No seriado da Globo, vocês "representam" vocês mesmos. No filme, serão personagens com nomes e personalidades diferentes. O que vocês consideram mais fácil, "interpretar" Sandy e Junior ou outros personagens? Por quê?

Junior: O que eu posso dizer é que são duas experiências bem diferentes! Mas eu acho que no filme é um pouco mais difícil porque você cria um personagem, cria uma personalidade para ele. Tem que dar vida a uma pessoa que não existe.

Sandy: É realmente um grande desafio de atuação, principalmente porque somos famosos e as pessoas nos conhecem bastante. Precisamos ser muito bons na atuação para que o público consiga desvincular os artistas dos personagens.

Como você se descreveria como ator (atriz)?

Junior: Me considero um ator com certa experiência em televisão, por causa do seriado, mas, no cinema, um iniciante. A única experiência que tivemos nas telonas foi em 97, no filme "O Noviço Rebelde", a convite do Renato Aragão. Éramos crianças e a nossa participação foi uma gostosa brincadeira. Considero que, profissionalmente, esta é a nossa estréia. Tenho me dedicado muito e, apesar da inexperiência, vou dar o meu melhor no filme!

Sandy: A novela, os vários anos do seriado da Globo e todo preparo que temos feito para nosso longa-metragem contribuíram muito para meu desenvolvimento artístico. Mas considero que ainda estou só começando, ainda tenho muito o que aprender como atriz. Amo o que faço e sempre me esforço para melhorar, em tudo! Acho que a vida é um eterno aprendizado! Todos os dias aprendemos novas lições. Tenho certeza de que essa experiência acrescentará muito, tanto em nosso crescimento profissional como no pessoal.

Vocês se identificam com os personagens do filme? Em quais aspectos?

Junior: Sim, muito! Nós temos vários aspectos em comum, um deles é que o personagem mexe com música, gosta muito de instrumentos musicais. É claro que também temos características diferentes... mas isso vocês verão no filme!

Sandy: Em certos aspectos sim. Algumas características fortes da personagem são bem semelhantes como, por exemplo, determinação, força e coragem. Mas, em outras coisas, somos muito diferentes e vou fazer de tudo para que o público perceba tudo isso.

Qual é a principal mensagem que vocês pretendem passar para o público com o filme?

Junior: Eu acho que é a importância das pessoas conviverem com respeito ao próximo. A questão da confiança entre as pessoas é muito presente em nosso filme.

Sandy: Além do que o Junior disse, queremos levantar também a questão da preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem que toque o coração das pessoas! Além de aventura e ficção o filme também tem uma linda história de amor.

Com uma agenda tão lotada, como vocês conseguem conciliar a carreira musical com a de ator e atriz?

Junior: Eu acredito que tudo na vida é uma questão de saber se organizar. Você precisa conhecer bem o tempo, saber administrar cada momento do seu dia. É importante saber priorizar assuntos e atividades e falar "não" quando necessário.

Sandy: Quando estamos motivados, nada fica difícil. É só a gente querer e ter muita força de vontade. Ao longo destes 13 anos de carreira, aprendemos que o grande segredo é estar sempre focado no trabalho do momento. Assim, você consegue fazer o melhor porque está totalmente envolvido com o projeto.

O que é mais difícil: fazer rir ou chorar? Vocês preferem atuar em comédias ou dramas?

Junior: Eu prefiro comédia, tanto para atuar quanto para assistir. Acho que tem mais o meu jeito de ser, bem humorado! Agora, o que é mais difícil?... Bom, pelas poucas experiências que tive e pelo que os atores comentam, fazer rir é muito mais difícil.

Sandy: Eu, ao contrário do Ju, prefiro drama. E acho que eu consigo interpretar melhor também. Acho muito difícil fazer rir. A comédia precisa ser muito bem dosada para não parecer forçada. O ator tem que ter muita experiência e um "tempo" de comédia perfeito para conseguir fazer o público rir, é complicado...

www.foxfilm.com.br

www.fundamento.com.br

Sílvia Balbo Messias

Gerente da Unidade de Cultura e Entretenimento

Fundamento Comunicação Empresarial

Al. dos Maracatins, 992 - 3º andar - Bl. A

04089.001 - São Paulo -SP

Tel: 55 11 5536.4966 - ramal 221

Fax: 55 11 5543.7577

smessias@fundamento.com.br

www.fundamento.com.br