A FESTA DE BABETTE


A Festa de Babette

Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, dirigido por Gabriel Axel, "A Festa de Babette " (Dinamarca, 1988 - 111 min.) é um drama existencial narrado com lirismo, espiritualidade e uma bela fotografia.

Em 1871, uma fugitiva da Comuna de Paris chega a uma pequena vila dinamarquesa, onde duas irmãs a recebem como empregada doméstica. Após quatorze anos de serviço, ganha um grande prêmio de loteria francesa.

Autorizada a organizar jantar comemorativo, no aniversário do pai das irmãs, um pastor ascético e severo, consegue transformar o evento em festa de congraçamento entre vizinhos, parentes e amigos. Um dos discursos lembra a Providência Divina, que concederá em dobro "tudo aquilo retirado, perdido"... numa graça esplendorosa, a se realizar no tempo de Deus. O clima de amizade, transformando os ressentimentos no prazer de conviver, faz do jantar um sucesso.

"O artista só espera uma oportunidade para oferecer sua arte ao público."

O passado e o presente dos personagens são relatados de forma delicada, como um poema. Intérpretes principais: Stéphane Audran (elogiadíssima por sua interpretação da misteriosa Babette, eficiente e sensível); Brigitte Fedrespiel, Bodil Kjer, Videke Hastrup, Hanne Stensgaard, Bibi Andersson.

Destaques: roteiro criativo, inspirado em conto de Isak Dinessen; produção, direção, interpretação; fotografia; reconstituição de época; diálogos emocionantes; momentos de silêncio que dizem muito, com profundidade; o tema da Providência Divina.

Filme realmente inesquecível, inconfundível.

Assisti ao filme no cinema, mas a obra também pode ser encontrada em vídeo - Look Vídeo. 

Theresa Catharina de Góes Campos  é jornalista, escritora e professora universitária


Ler também:


"O evento São Paulo Food Film Fest - Primeiro Festival de Cinema e Gastronomia, entre os dias 05 e 12 de outubro - comemora os 35 anos do filme "A Festa de Babette", baseado na obra de Isak Dinesen, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988. O clássico se passa numa remota aldeia dinamarquesa, dominada por uma tradição puritana, onde duas irmãs solteiras recordam com nostalgia a sua juventude. A chegada de Babette de Paris, fugindo ao terror da repressão à Comuna de Paris, mudará as suas vidas. Acolhida como empregada, anos depois, Babette ganha uma fortuna numa loteria em Paris e tem a oportunidade de corresponder à bondade e calor humano com que foi recebida, organizando uma opulenta festa com os melhores pratos e vinhos da gastronomia francesa. Sem dúvida, a obra é de encher os olhos, salivar a boca e aquecer o coração."

 

Volta