Rito de Passagem - Xavante e Karajá

 

FORÇA E BELEZA DAS TRADIÇÕES INDÍGENAS RITO DE PASSAGEM NA CIDADE DE BRASÍLIA

Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena

De 22 a 28 de setembro - Brasília

A cidade de Brasília terá a oportunidade única no próximo mês de setembro de assistir às danças rituais de dois povos indígenas do Brasil: Xavante, do Mato Grosso e Karajá, do Tocantins, em apresentações especialmente elaboradas para o espaço cênico.

O projeto Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena , uma realização do IDETI - Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas, ONG criada e dirigida por pessoas indígenas de várias etnias; patrocinado pela Petroquisa, Correios e apoio cultural da Secretaria de Cultura do DF, traz para a cidade de Brasília uma forma mais harmoniosa de contato com a magia e a diversidade das cerimônias dos povos Karajá e Xavante.

Rito de Passagem acontece anualmente, desde o ano de 2000, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, trazendo para um público estimado de 50 mil pessoas a tradição de oito povos indígenas do Brasil: Xavante, Karajá, Krikati, Tukano, Guarani, Mehinaku, Bororo, Kaxinawá; e o povo indígena do Japão - Ainu .

Pela primeira vez fora do circuito Rio/São Paulo, o projeto Rito de Passagem começa sua itinerância pelas cidades de Goiânia e Brasília, neste mês de setembro.

Com seus cantos, danças, adornos e pinturas corporais, 40 guerreiros dos povos Karajá e Xavante mostrarão para um público de milhares de pessoas, sua arte, sua cultura e sua tradição milenar.

As apresentações rituais do projeto Rito de Passagem, acontecem nos dias 26  27 de setembro, na Concha Acústica (Orla do Lago - próximo ao Palácio da Alvorada), às 20hs.

"Nosso objetivo com o projeto Rito de Passagem é trazer para o povo da cidade a possibilidade de contato direto com a cultura indígena. As apresentações de dança e canto ritual vão reproduzir as cerimônias realizadas no pátio das aldeias, dentro do espaço urbano. Esperamos assim poder tocar no coração das pessoas e realizar um verdadeiro Rito de Passagem com esse público.", explica Ângela M. Pappiani diretora do projeto.

O projeto Rito de Passagem, traz ainda, além das apresentações de danças e rituais indígenas, uma exposição com fotografias de Helio Nobre a ser aberta ao público no dia 22 de setembro na Galeria da Câmara dos Deputados - 10a.do Anexo IV, debates, exibição de vídeo, oficinas de pintura corporal, canto e dança ministradas por pessoas das duas tribos.

Rito de Passagem não é um espetáculo teatral ou musical. É o ritual transportado do pátio cerimonial das aldeias para o espaço urbano, trazendo para o povo da cidade a força, beleza, diversidade e magia das cerimônias, do canto e dança dos povos tradicionais que vivem neste país.

IDETI

Fone/fax.: 11- 3277 7850

e.mail.: ritodepassagem@ideti.org.br

Visite o nosso site www.patrulhaecologica.org.br

Voltar