Nova seleção de Projetos - Inscrições até janeiro/04BRAZIL FOUNDATION - NOVA SELEÇÃO DE PROJETOS

 

BRAZIL FOUNDATION - NOVA SELEÇÃO DE PROJETOS

Utilizando doações de brasileiros radicados nos Estados Unidos (um milhão de pessoas, estima-se), para o financiamento de trabalhos sociais no Brasil, a Brazil Foundation está com inscrições abertas para a sua Seleção Anual de Projetos/2004. A previsão é que sejam apoiadas 15 propostas voltadas para Educação, Saúde, Direitos Humanos, Cidadania e Cultura, enviadas de qualquer lugar do Brasil e que sejam orçadas em até US$ 10 mil. As propostas podem ser enviadas até o final de janeiro. O programa tem como meta incentivar projetos novos ou em andamento que contribuam para a melhoria da realidade social brasileira.

Segundo Susane Worcman, vice-presidente da Brazil Foundation, as entidades proponentes não têm que apresentar contrapropostas, ou seja, não precisam dispor de outros recursos para receber o financiamento. “Os recursos podem ser utilizados por até um ano, período em que acompanhamos as iniciativas por meio de apresentação de relatórios e realização de monitorias”, destaca. Para Worcman, a avaliação dos resultados que é realizada durante o acompanhamento permite um importante retorno para a atuação da Brazil Foundation e o planejamento de estratégias futuras. “Acreditamos que a experiência é acumulativa, permitindo melhorarmos a cada ano nossa seleção”, acrescenta.

Trabalhando na entidade desde sua criação - ocorrida na cidade de Nova Iorque, em 2000, pela funcionária da ONU Leona Formam - Susane Worcman lembra que no ano passado foram apresentadas 895 propostas, com destaque para as áreas de Educação e Cidadania, enquanto muito poucas iniciativas se propunham a lidar com o tema dos Direitos Humanos. “Esperamos um pouco mais de inscrições este ano, mas estipulamos em 15 projetos aqueles que receberão recursos”, acrescenta.

Uma característica valorizada para a obtenção do apoio é que a iniciativa promova uma intervenção social ligada às necessidades do dia-a-dia da comunidade, em que se insere, e que seja eficaz para a transformação da mesma. “Prestamos muita atenção também na perspectiva inovadora que ela apresente, pois as entidades podem tornar-se replicadores desta ação, além da possibilidade de continuidade do trabalho para a garantia da sua sustentabilidade”, analisa.

Segundo Susane Worcman, uma etapa importante do processo de seleção é a visitação das entidades em uma segunda etapa após uma triagem. “Fomos a lugares onde nunca teria passado se não fosse pelas visitas a 56 entidades que realizamos na seleção deste ano [2003] , e percebemos o quanto é rico em iniciativas o interior do país, conseguindo resultados surpreendentes com poucos recursos. Conheci um outro Brasil, forte, com personalidade, atuante, e percebemos que o nosso verdadeiro papel é incentivarmos pequenos projetos em andamento, para que frutifiquem e estimulem novas iniciativas”, destaca.

Uma das iniciativas visitadas foi o projeto Cidadania Castigada, do Serviço Ecumênico de Humanização do Sistema Prisional (SEMPRI), que propõe um trabalho com famílias de presidiários para reduzir a violência social. Localizada na cidade de Recife (PE), a iniciativa apoiada pela Brazil Foundation foi um Curso de Formação de Agentes de Direitos Humanos – um dos 17 projetos selecionados para receber os recursos no ano de 2003. “São 200 horas aulas para 30 pessoas de famílias de presidiários, para que sejam capacitadas em monitoramento do sistema penitenciário e orientação de presos e suas famílias quanto aos seus direitos e deveres”, destaca Wilma Waldomiro, coordenadora do projeto. Segundo ela, a intenção é reduzir os índices de maus tratos e a prática de tortura nas prisões pernambucanas.

Outra experiência é a do Centro Cultural Areal Livre (CCAL), na favela de Acari, no Rio de Janeiro (RJ), por meio do projeto Atendimento Integral à Família, que oferece acompanhamento psicosocial, cursos e um coral para grupos familiares, principalmente chefiados por mulheres que não trabalham formalmente. “É comum na comunidade que mulheres, mães e avós, complementem ou mesmo sejam responsáveis integralmente pelo orçamento doméstico. Com o apoio será possível oferecer apoio integral a essas mulheres, avós e jovens”, conta Valéria Magalhães, psicóloga da entidade.

O projeto Pré-Vestibular Cooperativo, por sua vez, é outro que já foi selecionado pela Brazil Foundation. Executado voluntariamente por 100 professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), oferece à população estudantil da zona rural do município de Pentecostes (CE) um curso pré-vestibular que prepara o ingresso de alunos carentes em universidades públicas. “Atuamos por meio do Projeto Educacional Coração de Estudante, capacitando voluntários para o acompanhamento de alunos que, muitas vezes, não possuem quase nenhuma formação educacional, para que possam chegar ao ensino superior”, afirma o coordenador da iniciativa, o professor da UFC, Manoel de Andrade Neto. “Temos hoje quase 300 alunos que em grande parte acabam participando do projeto como monitores e auxiliando no trabalho”, conclui.

Susane Worcman lembra que a Brazil Foundation não oferece apenas recursos financeiros, mas busca dar apoio administrativo e de comunicação. “O que nos alegra muito é vermos que nosso apoio tem permitido às entidades que desenvolvem projetos conosco maior acesso à divulgação e até a outras fontes de recursos”, complementa.

Para realizar a inscrição no processo de seleção, a entidade interessada deve ler atentamente o edital de 2004 e o formulário, que podem ser encontrados na página eletrônica

www.brazilfoundation.org

 Depois de preenchido, o documento deve ser enviado para a instituição, que fica na Av. Calógeras, 15/13º cobertura, Centro, Rio de Janeiro (RJ), Cep 20030-070, até o dia 23 de janeiro de 2004. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (21) 2532-3029 ou pelo correio eletrônico

info@brazilfoundation.org

Voltar