Maestro Roberto Duarte preside júri do V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão

 

Abril de 2004

MAESTRO ROBERTO DUARTE PRESIDE JÚRI DO V CONCURSO INTERNACIONAL DE CANTO BIDU SAYÃO QUE CONTA COM DIRETORES DE VÁRIAS CASAS DE ÓPERA

O júri do V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, que acontece entre os dias 12 e 17 de abril no Theatro da Paz, em Belém (PA), será presidido pelo maestro Roberto Duarte, atual diretor musical e regente titular da Orquestra Unisinos, do Rio Grande do Sul, e condutor da ópera “Colombo”, que abre a temporada lírica em 2004 do Theatro Municipal de São Paulo. Com ele, na incumbência de julgar os candidatos do mais importante concurso de música erudita no país, estarão diretores e integrantes de renomadas casas de ópera.

“Como nos anos anteriores, receberemos importantes diretores de companhias de óperas renomadas no Pará. Isto é importante para os candidatos pela troca de experiência e para os candidatos obterem opiniões concretas a respeito do seu trabalho”, salienta Paulo Chaves, Secretário de Cultura do Estado do Pará.Entre os jurados estrangeiros estão Walter Beloch, agente internacional de cantores eruditos residente em Milão (Itália); Christopher Meyer, diretor da Ópera de Basel (Suíça); Bruno Michel, diretor da Opera Chatellet (França); e Tobias Richter, diretor-geral da Dusseldorf Opera (Alemanha).

Entre os jurados brasileiros, estarão o reconhecido crítico de música e autor da coleção História da Ópera, Lauro Machado Coelho, e o regente e gerente artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Henrique Lian.

O maestro Roberto Duarte ocupa posição de destaque no cenário musical, com a apresentação de mais de uma centena de obras em primeira audição mundial e a revisão sistemática de obras de Villa-Lobos e Carlos Gomes, entre outros compositores. Em 1994 e em 1997 recebeu o prêmio de Melhor Regente do Ano pela APCA. Em 1996 recebeu do Governo Brasileiro, através da Funarte, o Prêmio Nacional de Música, como regente. Em 2001 foi agraciado com o Prêmio Carlos Gomes por sua atuação no campo da ópera, como regente e revisor. Membro da Academia Brasileira de Música, é atualmente seu vice-presidente.

“Para os candidatos, tão importante quanto a premiação em dinheiro, está a possibilidade de se apresentar para um júri especializado formado por profissionais atuantes no mundo da música erudita e que realmente decidem elencos de ópera, por exemplo. Se algum dos cantores que estará participando do concurso decidisse realizar um teste em alguma casa de ópera, dificilmente iria se apresentar para o diretor. Além disso, precisaria cruzar continentes para fazê-lo. Desta forma, o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão realmente abre portas para profissionais e futuros profissionais”, afirma Cleber Papa, diretor da São Paulo ImagemData, empresa organizadora do concurso.

O V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão é realizado pelo Governo do Pará, através da SECULT-Secretaria Executiva de Cultura, e organizado pela São Paulo ImagemData.

Pellini Comunicação

Priscila Pellini

Cel: (11) 8181-8420

Fone: (11) 3735-0044

e-mail: priscilapellini@terra.com.br

*Legenda e crédito da foto: Maestro Roberto Duarte - Divulgação Unisinos / Claudio Etges

Voltar