Mensagem de Natal do ArteCulturaNews

 

FELIZ NATAL e ANO NOVO de 2004 com muita paz e solidariedade!

São os nossos votos, para os caros amigos e colaboradores.

Theresa Catharina e a equipe do ArteCulturaNews


Mensagem do P. Paulo Meneses

A Estrela de Natal

Diz o Gênesis que o ser humano foi feito de barro, ou seja, da crosta da terra, como os minérios, as plantas e os animais. Mais longe o escritor sagrado não podia ir, com os conhecimentos de seu tempo. Hoje sabemos muito mais: somos feitos da poeira das estrelas.

Há bilhões de anos, nesse recanto da Via Láctea, estrelas gigantes colapsaram, e explodiram; mas antes disso, sua colossal gravidade condensara átomos contra átomos até constituir os metais pesados, como o alumínio desse barro de Adão, como o ferro da hemoglobina de nosso sangue, o cálcio de nossos ossos, que foram jogados para o espaço sideral. Provimos da poeira de estrelas, e continuamos sendo estrelas, só que de outro tipo. Em lugar da fornalha de energia nuclear, nosso corpo é um processo de vida multiforme - e a vida é mais maravilhosa do que as explosões das estrelas. E o ser humano é muito mais estrela, pois nele está acesa a luz da razão, aquece-o o calor do amor, irradia em criatividade e liberdade. E estabelece, no espaço da história, galáxias de culturas e de sociedades.

Diz a teologia transcendental que Deus já criou o homem para que um membro de nossa espécie se tornasse Deus, e através do Homem-Deus, todos nós pudéssemos participar da vida divina. Então, o ser humano é muito mais do que estrela, por sua vocação divina e seu destino de vida eterna em Deus.

Assim a estrela do Natal nos ilumina como um sinal de que toda essa luz nasceu para nós: - a glória e a paz de Deus, e a ternura amorosa do Criador.

Natal de 2002 - Mensagem de Paulo Meneses

Voltar