I  JORNADA DE SAÚDE MENTAL DA  MULHER

30  e  31  de maio/03 -  São Paulo (SP)

A todos que atuam na área da psicologia e ginecologia no Brasil

Prezados(as) senhores(as),

Chamo-me Joel Rennó Júnior e atuo como médico psiquiatra na área de especialização em saúde mental da mulher. É uma área de estudos novos e sérios, com importância social fundamental na prevenção e tratamento dos transtornos psíquicos do ciclo reprodutivo feminino.Tenho uma boa formação acadêmica, toda ela pela Universidade de São Paulo (USP), onde concluí o meu doutorado  em psiquiatria. Coordeno o Pró-Mulher-Projeto de Atenção à Saúde Mental da Mulher, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atendemos, dentro de um trabalho multidisciplinar, realizado por médicos psiquiatras, ginecologistas, psicólogos e nutricionistas, aos diversos distúrbios do ciclo reprodutivo feminino, incluindo TPM, aspectos específicos dos transtornos ansiosos e depressivos femininos, depressão na gestação e no pós-parto e transtornos psíquicos do climatério e menopausa. Tenho um ideal de integrar as várias especialidades médicas, visando à melhoria da prática médica no Brasil. Com esse intuito, estou organizando a Jornada de Saúde Mental da Mulher, que será realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2003, no Hospital Sírio Libanês, aqui em SP (maiores detalhes no site www.redepsi.com.br).

Prezados(as) colegas

Venho, de forma ética e respeitosa, apresentar o meu trabalho a vocês.

O Projeto Pró-Mulher-Projeto de Atenção à Saúde Mental da Mulher- IPq-HC-FMUSP, cujo coordenador atual é o Dr Joel Rennó Júnior, PhD em Psiquiatria, foi fundado no ano de 1992, pelo Dr Cláudio Novaes Soares, atualmente em HARVARD-EUA, com o objetivo primordial e pioneiro de prestar assistência médica e psicológica às mulheres com distúrbios psíquicos relacionados ao ciclo reprodutivo feminino. Aliada à parte assistencial, trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais têm sido publicados pelo grupo e três dos seus componentes já completaram as suas respectivas teses de doutorado, todas voltadas aos estudos da saúde mental da mulher. Co-autorias em livros médicos têm também sido realizadas. Nos dias 04 e 05/04/2003, o Dr Joel Rennó Jr esteve presente no Consenso Brasileiro Multidisciplinar de Assistência à Saúde da Mulher Climatérica, promovido pela SOBRAC (Sociedade Brasileira de Climatério) e FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia). Desse último consenso, será lançado um livro a todos os médicos brasileiros, envolvendo as polêmicas sobre o período do climatério e TRH (terapia de reposição hormonal).

Várias participações em congressos, nacionais e internacionais, da área de psiquiatria e ginecologia têm propiciado a todos os seus membros experiências e aprendizados significativos. A última participação, em evento internacional, foi a presença do Dr. Joel Rennó Júnior, no I Congresso Mundial de Saúde Mental da Mulher, realizado em Berlim-Alemanha, no ano de 2001, e a participação do Dr Cláudio Novaes como palestrante do Congresso da APA (American Psychiatry Association), em maio de 2002, nos EUA, onde trabalhos foram apresentados oralmente aos médicos presentes.

Desde o primórdio, o objetivo principal do Pró-Mulher é um trabalho envolvendo o aspecto multiprofissional, com equipe composta por médicos psiquiatras, psicólogos, ginecologistas, endocrinologistas e nutricionistas. Acreditamos que essa abordagem é a que propicia resultados mais satisfatórios e comprovados às nossas pacientes. Desenvolvemos trabalhos em co-autoria com outros departamentos do Hospital das Clínicas. Temos uma parceria atual, nesse sentido, com a endocrinologia e ginecologia.

Os principais distúrbios e tratamentos realizados referem-se à TPM, ou na sua forma mais grave, conhecida como disforia pré-menstrual, depressão e psicose pós-parto, aspectos específicos dos transtornos ansiosos e depressivos nas mulheres e transtornos psíquicos do climatério e menopausa.

Dois eventos organizados pelo Pró-Mulher serão realizados em 2003. No primeiro semestre, entre os dias 30/05 e 31/05, ocorrerá a I Jornada de Saúde Mental da Mulher. No segundo semestre, realizaremos, nos dias 19 e 20 de setembro de 2003, a II Jornada de Saúde Mental da Mulher. O primeiro evento dará ênfase às discussões sobre as particularidades da depressão feminina, TPM e distúrbios da gestação e do pós-parto. No segundo evento, pretendemos enfocar o climatério e menopausa, em ampla discussão com os colegas ginecologistas e geriatras.

Coloco-me à disposição dos(as) senhores(as) para maiores esclarecimentos a respeito do trabalho especializado que desenvolvo na área de saúde mental da mulher, há mais de 8 (oito) anos. O nosso grupo foi o pioneiro, nacionalmente, em termos de assistência, ensino e pesquisa nesta área de atuação.

Os meus telefones de contacto são:

Hospital das Clínicas: (11) 3069-6975 (recados com Theresinha ou Sônia Rios)

Consultório particular: (11) 3068-0150

E-mail: promulher@terra.com.br

Com votos de elevada estima e consideração,

Atenciosamente,

Joel Rennó Júnior-MD, PhD

Coordenador Geral do Pró-Mulher-Projeto de Atenção à Saúde Mental da Mulher do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.