Deserto Iluminado

Reynaldo Domingos Ferreira

RECOMENDO-LHES “DESERTO ILUMINADO”, de Caio de Andrade, que estará sendo apresentado, no mês de julho, no Centro Cultural do Banco do Brasil, do Rio de Janeiro e, a partir de outubro, no mesmo CCBB, em São Paulo.

O autor e diretor, Caio de Andrade,   detentor do prêmio Maria Clara Machado - 2001, com esse espetáculo – um dos melhores, que tenho visto ultimamente – dá continuidade à linha de peças, que abordam o período de transição do fim do Império e o início do período republicano.

Neste ‘DESERTO ILUMINADO’, cuja ação se situa em Ipanema, no ano de 1916, ele reconstitui o relacionamento do jornalista e escritor João do Rio – pseudônimo de Paulo Barreto, membro da Academia Brasileira de Letras – com a bailarina norte-americana, Isadora Duncan, que cumpria temporada, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para engendrar um conflito familiar, pontilhado pela música de Haendel e  Chopin, envolvendo um diplomata brasileiro (Barão de Porto Belo), a sua mulher (Amália Prado) e um pintor búlgaro (Kóstya Olbrimeck), freqüentadores da alta sociedade carioca.

Tudo é narrado, com verve e ironia, por João do Rio – interpretado, na medida certa, por Xando Graça -  cronista social, amante da boa mesa e dos bons vinhos, cujas crônicas, reconstituindo a fatuidade da vida carioca da Belle Epoque, o aproximam tanto de Nelson Rodrigues, como de Oscar Wilde, de quem ele traduziu algumas obras.

A direção valoriza principalmente o trabalho de um  elenco bastante afinado, também constituído - além de Xando Graça - pelos nomes famosos, na televisão e no cinema, de Angela Rebello (Isadora Duncan), Roberto Bomtempo (Barão de Porto Belo e Inspetor Fontini), Leonardo Brício (Kóstya Olbrimeck) e Larissa Bracher (Amália Prado). O cenário é assinado por Sérgio Marimba e a Iluminação por Renato Machado. Enfim, um trabalho, de equipe, que merece ser calorosamente aplaudido.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA


ELOGIO PRECIOSO,

do jornalista, advogado, escritor, crítico de cinema e dramaturgo (autor da peça "Dona Bárbara" e do "Dicionário da Dívida Externa Brasileira", entre outros), além de Bacharel em Direito REYNALDO DOMINGOS FERREIRA

Prezada Theresa Catharina:

Parabéns pelo seu magnífico sítio de arte e cultura. Gostei muito.

E muito obrigado pelo destaque dado ao meu artigo "Deserto Iluminado", que vou repassar ao Caio de Andrade para que o divulgue no Rio.

Forte abraço do amigo de sempre,

Reynaldo Domingos Ferreira

Voltar