Theresa Catharina de Góes Campos

  A HISTÓRIA DE NÓS DOIS

Romantismo e comédia dramática (familiar, urbana, psicológica) contemporânea, "A história de nós dois" (The story of us - EUA, 1999 - de Rob Reiner) oferece ao público a oportunidade de ver, ouvir e refletir sobre situações rotineiras que conhecemos bem... por vivenciá-las nós mesmos ou por contemplá-las a nosso lado.

"... os paradoxos do ser humano".

Após 15 (quinze) anos de casamento, e com dois filhos adolescentes, Ben (Bruce Willis) e Katie (Michelle Pfeiffer) acreditam na necessidade de "resolver" suas diferenças usando o que seria o seu último recurso: o divórcio.

Procurando ajudá-los, um dos "terapeutas matrimoniais" lhes diz que, " Na cama de um casal, estão sempre seis pessoas, isto é, os cônjuges e seus respectivos pais."

Alguns diálogos, certas atitudes ... beirando o absurdo ... levam a momentos de riso. Mas o assunto é bastante sério.

"Segundo Dickens, somos seres diferentes, contraditórios."

Solucionar os problemas de comunicação afetiva significa melhorar nossa qualidade de vida. Afinal, marido e mulher, filhos, parentes, amigos e conhecidos formam as comunidades/ a sociedade. Seus dramas, na realidade, não são apenas individuais.

Em algumas cenas, há certa vulgaridade, inclusive diálogos chulos.

Destaques: temática; montagem; apresentação dos créditos iniciais; trilha sonora; a beleza de Michelle e a simpatia de Bruce; a composição dos personagens principais (o casal em crise).

"Você é um bom amigo. E é difícil ter bons amigos." (...)

O casamento "é como dança que se aperfeiçoa com o tempo".

Como acontece todos os dias, temos altos e baixos, que precisamos identificar como tais.

A seguir, texto de divulgação do filme:

"O cineasta premiado Rob Reiner dirige uma comédia romântica que faz a pergunta:

Um casal consegue sobreviver a 15 anos de casamento?

A História de Nós Dois, estrelando Bruce Willis e Michelle Pfeffer, é uma avaliação muito real e engraçada do casamento de Ben e Katie Jordan. (...) por que as qualidades que os fizeram apaixonar-se um pelo outro agora são os motivos para que se afastem? (...) Para os dois adultos, brigar tornou-se uma condição, e não mais uma exceção, e eles acham que sua única opção é uma retirada silenciosa para campos neutros. Durante esse afastamento, Ben e Kate refletem sobre o valor de sua história compartilhada - a dança, aperfeiçoada com o passar do tempo, que os tornaram "nós".

"A minha história, a sua história..." 

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.