Theresa Catharina de Góes Campos

  A MÁSCARA DO ZORRO

É realmente um ótimo filme de aventura, que diverte com muita ação, lutas de todos os tipos e cenas românticas, recorrendo a momentos de humor para aliviar a tensão das cenas de violência. "A Máscara do Zorro" (The Mask of Zorro -EUA,1998 - 137' - de Martin Campbell), inteiramente rodado no México, contou com Steven Spielberg entre os seus diretores executivos e a música de James Horner, destacando-se ainda a fotografia de Phil Meheux e os figurinos de Graciela Montiel. Lideram o elenco dois artistas com legiões de fãs ardorosos: Anthony Hopkins e Antonio Banderas, que interpretam o personagem que há várias gerações entusiasma os leitores de revistas populares (desde 1919).

No gênero "capa e espada", a história se passa durante a revolução pela independência do México contra o domínio espanhol. Ao mesmo tempo, mistura-se a ficção do herói Zorro com os personagens reais de bandidos californianos, como Joaquin Murieta (lutou contra os mineradores que não respeitavam as leis mexicanas), Salomon Maria Simeon Pico (saqueador de estradas metade vilão metade Robin Hood) e José Maria Avila, revolucionário apaixonado.

Foi escolha de Spielberg, a protagonista Catherine Zeta-Jones (da minissérie de televisão "The Titanic").

"Inicialmente, procuramos locações que dessem a sensação de Monterey, na Califórnia, nos anos 1800", disse Doug Claybourne (um dos produtores). "Procuramos na Califórnia e até na Espanha, mas escolhemos o México porque nos ofereceu as mais inspiradoras locações. A imagem vista através das lentes de nossa câmera foi a mesma que Zorro teria visto há centenas de anos." (...) "Achar a locação certa foi crucial para nós, já que 80% das filmagens de A Máscara do Zorro foram feitas em externas" - informou David Foster (produtor).

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser visto em vídeo - Colúmbia
Tristar.)
 

Jornalismo com ética e solidariedade.

 

 

A MÁSCARA DO ZORRO

 É realmente um ótimo filme de aventura, que diverte com muita ação, lutas de todos os tipos e  cenas românticas, recorrendo a momentos de humor  para aliviar a tensão das cenas de violência. "A  Máscara do Zorro" (The Mask of Zorro -EUA,1998 - 137' - de Martin  Campbell), inteiramente rodado no México, contou com Steven  Spielberg  entre  os  seus  diretores executivos e  a música  de  James  Horner, destacando-se ainda a fotografia de Phil Meheux  e  os  figurinos de Graciela Montiel. Lideram o elenco dois artistas com legiões de fãs ardorosos: Anthony  Hopkins  e  Antonio  Banderas, que interpretam o personagem que há várias gerações entusiasma os leitores de revistas populares (desde 1919).

No  gênero  "capa  e  espada", a história se passa durante a revolução pela independência do México contra o domínio espanhol. Ao mesmo tempo, mistura-se a ficção  do herói Zorro com os personagens reais de bandidos californianos, como Joaquin Murieta (lutou contra os mineradores que não respeitavam as leis mexicanas), Salomon  Maria Simeon  Pico (saqueador de estradas metade vilão metade Robin Hood)  e  José  Maria  Avila, revolucionário apaixonado.

Foi escolha de Spielberg, a protagonista Catherine Zeta-Jones (da minissérie de televisão "The  Titanic").

"Inicialmente, procuramos locações que dessem a sensação de Monterey, na Califórnia, nos anos 1800", disse Doug  Claybourne (um dos produtores). "Procuramos na Califórnia  e  até  na Espanha, mas escolhemos o México porque nos ofereceu as mais inspiradoras locações. A imagem vista através das lentes de nossa câmera foi a mesma que Zorro teria visto há centenas de anos." (...) "Achar a locação certa foi crucial para nós, já que 80% das filmagens de A  Máscara  do  Zorro foram feitas em externas" - informou David  Foster (produtor).

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser visto em vídeo - Colúmbia
Tristar.)