Theresa Catharina de Góes Campos

  ANNA E O REI

Drama épico e romântico, histórico, inspirado nos diários da Professora Anna Leonowens, "Anna e o Rei" (Anna and the King - EUA, 1999, de Andy Tennant - 147 min.) inicia-se em 1862, quando o monarca do Sião contrata a mestra para ensinar seus filhos, suas esposas e concubinas.

"Assim como nascem as crianças, crescerá o Sião."

Destaques: produção, direção, interpretação (Jodie Foster e Chow Yun-Fat) ; roteiro; trilha sonora; a canção dos créditos finais; a belíssima fotografia; competente direção de arte/ reconstituição de época; cenários externos e interiores; locações; vestuários, adereços; efeitos especiais; e montagem.

"- Toda vida é um renascimento." ( o Rei )

"- Aprendi que não basta sobreviver. A vida é muito preciosa, especialmente para um cristão, que só tem uma vida."

Viúva há 23 meses, a preceptora inglesa chega àquele país desconhecido procurando ser otimista: "Eu veria o lado positivo das coisas."

Segundo a cultura local, "tudo, no Sião, tem seu tempo", o que exige muita paciência e compreensão.

"A primeira impressão é enganosa."

Quando sua idade é questionada, ela argumenta:

"Nem sempre a idade e a sabedoria andam juntas."

Com bons diálogos, suspense, ação e cenas de violência, o tema existencial apresenta a educação como instrumento para a evolução das pessoas e dos países.

O príncipe-herdeiro pergunta: "por que ter uma professora de nação imperialista? "

Anna explica:

"A maioria não vê o mundo como é, mas como lhes convêm. Um rei deve ter visão mais ampla.

Sobre os seus numerosos filhos, o Rei do Sião afirma:

"Cada um diferente, cada um, minha esperança para o futuro."

E questiona:

- "Meu primogênito será um bom Rei? "

- "Ele demonstra ser inteligente, bondoso e compreensivo, que são qualidades de um bom Rei."

"A Cabana do Pai Tomás", de Harriet Stowe, é o livro que Anna dá ao príncipe-herdeiro para ler, quando ele pergunta à professora sobre a razão de existirem senhores e escravos.

Nas palavras da primeira-esposa, "Sua Majestade é um amante terno e generoso."

Contudo, o Rei preocupa-se, acima de tudo, com o seu prestígio de monarca.

"- Por que interferiu?" (o Rei)

"- Porque minha consciência exigiu." (Anna)

O Primeiro-Ministro do Sião preocupa-se:

"- Essa mulher pensa que é igual a um homem."

Ao que o Rei retruca:

"- Não, ela pensa que é igual a um Rei."

O monarca, respondendo a uma pergunta da professora, transmite-lhe o ensinamento budista:

"Os caminhos são para jornadas, e não, para destinos".

O sentimento do amor exclusivo entre um homem e uma mulher vai se delineando até o momento em que, mesmo no contexto de duas culturas tão diferentes, é verbalizado com toda a consciência e clareza:

"Até agora, eu não entendia a proposição de um homem se satisfazer com uma só mulher."

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.