Theresa Catharina de Góes Campos

  A RAZÃO DO MEU AFETO

Drama contemporâneo narrado em linguagem também humorística, "A Razão do Meu Afeto" (The Object of My Affection - EUA, 1998- de Nicholas Hytner - 111 min.) é um filme para adultos, abordando relações sexuais hetero e homossexuais num contexto urbano. As circunstâncias têm características aparentemente banais, no entanto, as questões suscitadas merecem reflexão profunda, por suas implicações individuais e sociais. As decisões afetam o cotidiano de pessoas diferentes que, às vezes, precisam se conhecer melhor, juntamente com a sua atitude de compreender o próximo.

Afinal, "Que tipo de amor sustenta um relacionamento permanente? Até onde a relação depende da paixão sexual? Já que a maioria dos casamentos bem sucedidos amadurecem numa intensa amizade romântica, é possível construir um casamento sem fundamentos sexuais? Só a amizade não basta?" pergunta o diretor.

Jennifer Aniston (de "Nosso Tipo de Mulher", "Encontro com o Destino" e "Paixão de Ocasião") interpreta Nina, uma mulher profissional que conduz sua vida por padrões atuais de independência. Paul Rudd ( de "Romeo + Juliet" e "As Patricinhas de Beverly Hills") é George, um dos personagens gays. Alan Alda ( de "Crimes e Pecados" e " Todos dizem eu te amo ") faz o agente literário de sucesso, sempre envolvido com celebridades.

Amor, amizade, sexo; maternidade e paternidade; casamento ...são os temas do filme, cujo roteiro se desenvolve de forma agradável, apesar dos conflitos pessoais.

Embora muitos obstáculos do passado aos relacionamentos afetivos tenham sido derrubados nos dias de hoje, chamados de não-preconceituosos, ainda restou a dificuldade maior dos sentimentos não-correspondidos.

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser visto em vídeo - Abril Vídeo/Fox.)
 

Jornalismo com ética e solidariedade.