Theresa Catharina de Góes Campos

  ARQUIVO X: O FILME


Mistério, suspense, ação...em contexto de violência e mentira; mas romantismo, sentimentalismo também; eis "Arquivo X: o Filme " (The X-Files: Fight the Future - EUA, 1998 - de Rob Bowman - 121 min.).
"A explosão de um prédio no Texas e a disseminação de um vírus mortal levam os agentes (...) a uma investigação que pode desvendar a presença de alienígenas na Terra.

O melhor da premiadíssima série de TV em linguagem cinematográfica e com os dois famosos protagonistas, os "agentes do FBI" -Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), é acompanha-los empenhando-se na busca da verdade para salvar vidas humanas. Inteligência, coragem, dedicação em dose dupla de companheirismo, e um afeto tão grande quanto respeitoso.

As imagens chocantes de alienígenas e seres monstruosos em mutação não apagam de nossa mente a bela visão de algumas paisagens deslumbrantes.

Integram também o elenco: Martin Landau, Blythe Danner, Armin Mueller-Stahl e Glenne Headly.

Destaque para: a temática; as perguntas perturbadoras não-respondidas; a produção; os efeitos especiais; e a fotografia de cenários externos em Washington D.C., Texas, Londres, Antártida e Califórnia.

Os personagens principais procuram, implicitamente, conhecer o seu íntimo e, além de si mesmos, o outro. Uma questão de relacionamento mais profundo; talvez uma angústia pessoal que não conseguem calar na mente e no coração.

Quando Scully abre a porta para Mulder, ela pergunta:

- Você decidiu vir até aqui me procurar antes ou depois de ficar bêbado?

Esse questionamento da médica/agente do FBI parece indicar muito mais que a sua racionalidade costumeira. Há uma preocupação em saber os sentimentos do colega...

(Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em Abril Vídeo/Fox.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.