PLANO  DE  COMUNICAÇÃO  PARA  O  SINDILEGIS

Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU

1)-Desenvolver uma campanha permanente para se mostrar próximo aos associados, enfatizando o objetivo de SERVIR, ORIENTAR, CONSCIENTIZAR e APERFEIÇOAR.

2)-A imagem ética e as ações do Sindicato devem ser consideradas inseparáveis.

3)-Criar uma Comissão  de Ética para o SINDILEGIS.

4)-Ações e discursos político-partidários não devem ser aprovados pela Diretoria do SINDILEGIS, que representa todos os associados, simpatizantes e/ou filiados (ou  não) a diferentes partidos políticos.

5)-Enfatizar duas linhas fundamentais de atuação do Sindicato: voltada para as necessidades e os direitos e deveres dos associados; e  de solidariedade, na luta pelos excluídos, os injustiçados, desrespeitados em seus direitos de pessoa humana e de cidadão.

Sugestão: não compor Mesas visivelmente machistas, onde as mulheres sejam uma rara presença!! Como ocorreu no dia da posse (Erica Kokai foi a única, nas duas Mesas!!

6)-Publicar os Informativos do Sindicato com a maior freqüência possível.

7)-Mudar o nome do atual jornal do SINDILEGIS.

Sugestões:

Ética ou

Responsabilidades ou

Atuação ou

Reativar ou

Bem  Comum ou

Pensar/Agir

Informativo do SINDILEGIS

Boletim do SINDILEGIS

8)-Manter contato regular com os associados, por meio de colunas do SINDILEGIS em jornais e revistas, programas e mensagens de divulgação nas emissoras de  rádio e tv, assim como por site na internet.

9)- Fazer uma campanha de conscientização, em caráter permanente, para conquistar novos associados.

10)-Iniciar a gestão com uma auditoria independente para as contas do Sindicato, divulgando a situação financeira com que recebemos a entidade.

11)-Programar - e anunciar aos associados - a realização, regular e periódica, de auditorias independentes no SINDILEGIS.

12)-Manter contatos regulares com os Parlamentares, objetivando conquistar melhorias para os servidores, de  modo especial, nas áreas de saúde e profissional.

13)- Solicitar aos Diretores de Pessoal informar os servidores, com antecedência, sobre assuntos de  interesse dos servidores.

14)-Promover  eventos e atividades culturais, incentivando as manifestações artísticas dos associados e lhes prestando o apoio de divulgação, na medida do possível. Exposições, conferências e palestras, divulgação de textos informativos têm o potencial de mostrar a presença positiva do SINDILEGIS.

Evitar promover e gastar dinheiro do SINDILEGIS com festas, coquetéis, churrascos, almoços e jantares. A não ser que seja um evento onde cada um dos participantes pague com o seu dinheiro particular. E não, o SINDILEGIS.

15)-Identificar algumas situações em que o SINDILEGIS  pode  registrar, por medida de solidariedade,  a sua visão consciente.

Por exemplo:  atuar junto ao Senado para  que se termine com o constrangimento de se ver os jornalistas,  cinegrafistas, repórteres  e outros profissionais da imprensa, sentados no chão, com os seus equipamentos, em áreas nobres do Senado, aguardando o momento de exercerem o seu trabalho, num contexto legítimo e democrático.

16)- Greves e outros movimentos de paralisação não contribuem para mudar e elevar a imagem do servidor público. Substituir por mensagens de rádio, TV e nos periódicos.

17)- Todas as ações e os textos do SINDILEGIS devem refletir a preocupação de agir no presente, lembrando o passado e planejando um futuro de melhorias e aperfeiçoamentos.

18) -Contratar um (a) jornalista para ser o(a) Assessor(a) de Imprensa do Sindicato. Em seu contrato, é preciso incluir uma cláusula explicitando  que suas ações e declarações, seus textos e posicionamentos precisam de autorização/aprovação da Diretoria que, para fins práticos, estará representada pelo Presidente do Sindilegis, assessorado pela Diretora de Imprensa e Divulgação. Não se trata de autoritarismo, e sim, de responsabilidade, pois uma boa imagem pode ser arranhada ou destruída por uma declaração ou um texto que não correspondam às posições da Diretoria.

                                                      Brasília, 02 de abril de 2001 

  Theresa Catharina de Góes Campos

(jornalista - registro profissional Mtb nº06)

                                Diretora de Imprensa e Divulgação do SINDILEGIS