GRUPO   DOS  AMIGOS  DA  ÓPERA

Para os que conhecem e amam o teatro lírico, óperas e operetas - e para os que se interessam em saber sobre o assunto, existe um Grupo desde 1988, quando iniciou suas atividades em Brasília, tendo como objetivos: criar na capital do país um movimento cultural do porte e da complexidade da ópera; reunir e agrupar pessoas para conhecer, apreciar e debater a ópera; manter um vídeo clube e uma biblioteca à disposição  dos assinantes da temporada.

"A  ópera  tem sido, para um grande número de pessoas, a mais suntuosa, eloqüente, exuberante e sofisticada de todas as criações musicais. Na ópera, a música, tanto quanto as palavras ou as ações que ocorrem no palco, define o caráter dos personagens, estabelece o rítmo da  narrativa, exprime emoções, equilibra a tensão e define a ação. Os estilos musicais e de produção, bem como os enredos e as formas, mudam constantemente e gradualmente sob a influência de  idéias novas, quer seja na literatura ou nas artes plásticas".
   Os  que ainda não penetraram nesse mundo fantástico, poderão agora aproveitar a oportunidade para enriquecer a sua vida.
* O Grupo  está pronto a lhes dar as boas-vindas como assinantes da temporada. * PARTICIPE  DESTE  MOVIMENTO  CULTURAL! PRECISAMOS  DE  VOCÊ! Direcionada para a formação de platéia, monta-se a programação para despertar a curiosidade dos participantes, induzindo-os a estudar e refletir criticamente no processo agradável de descobrir este 'Fantástico mundo da ópera '.   São abordados temas como: a complexidade da linguagem; a voz, o mais belo e expressivo instrumento musical - extensão, intensidade e timbre; a  importância da voz na caracterização e expressividade das personagens; os aspectos psico-dramáticos dos personagens; o enfoque dos diversos autores e a estrutura cênica e musical dos espetáculos; cenografia e figurino na montagem dos personagens; interligação do mundo irreal  da ópera com a realidade histórica que a
inspirou e na qual está inserida. "A  Ópera  é  a  transformação de todo um mundo em música; ela nos toca profundamente, nós a compreendemos e vivemos através dela. Não imita a vida real, cria algo diferente, inventa a vida, inventa o universo,inventa nossas emoções, inventa tudo...   ...este  é  o  nosso... 'Fantástico Mundo da  Ópera ' !              Sob  a  orientação dedicada  de  Asta  Rose  Alcaide  e Armando Andrade, que há mais de dez anos vêm partilhando os seus conhecimentos, bem como o seu entusiasmo, com  o Grupo dos Amigos da Ópera, as reuniões são enriquecidas com palestras, comentários e
concretizam uma programação elaborada de forma didática. Nós todos,  privilegiados por  pertencermos ao Grupo, temos consciência de que os assinantes da temporada o tornam Vivo, Ativo  e Pensante. Vivo:  sua contribuição permite manter o funcionamento administrativo, a manutenção do espaço físico, a modernização da aparelhagem técnica e a atualização do vídeo clube. Ativo:  sua presença participativa e seu entusiasmo incentivam o grupo a inovar e criar. Pensante:  porque se preocupa em caracterizar um movimento artístico, que influi na realidade cultural, atuante e luta em prol de todas as manifestações culturais, vinculadas às artes que convergem para a ópera.Nossa sede  funciona no horário das 14  às  18  horas.

CLN  310 - Bloco E - Salas 207/208   Brasília, Distrito Federal CEP  70756-550         Fone: (061) 273- 0988 

Asta  Rose  e  Armando contam  com a colaboração de todo o Grupo, para que a temporada seja um ano magnífico para a ópera e seus  amigos. Prometem uma temporada sensacional!  Em 1999, a programação ofereceu um enfoque diferente: 'A história das emoções humanas contada pela ópera'.

               março - abril:          "O  Renascimento "
      Óperas:  L 'ORFEO,  de  Claudio   Monteverdi
                     ORLANDO  FURIOSO, de Antonio Vivaldi
      Pintura:    LEONARDO  DA  VINCI  (vídeo)

maio -  junho:    "O  Barroco - a  Contra-Reforma"
Óperas:   GIULIO  CESARE, de  G.F.  Handel
LA  SERVA  PADRONA, de G. B. Pergolesi
Pintura:    GEORGES   LA  TOUR  (vídeo)

Julho - agosto:   "O Romantismo"
Óperas:  LUCIA  DI  LAMMERMOOR, de  G. Donizetti
A   FLAUTA  MÁGICA,  de  W. A. Mozart
Pintura:    GOYA  (vídeo)
setembro - outubro:  "O homem -  razão e centro do universo ".
         Óperas:    LOHENGRIN,  de  Richard  Wagner
                          DON  CARLO, de Giuseppe  Verdi
         Pintura:    MANET  (vídeo)

 novembro - dezembro:   "O   Século  XX ".
Ópera:     SALOMÉ, de Richard  Strauss
Cantata:   CARMINA  BURANA, de Carl  Orff,  um hino à vida!
Pintura:    PICASSO  (vídeo)


NOTA:  Este  artigo é  uma adaptação, em grande parte, do material de divulgação do  Grupo dos Amigos da  Ópera.

 

Theresa   Catharina de Góes Campos
Membro do Grupo dos  Amigos da Ópera
desde a sua fundação, em 1988