A vitória pelo caminho das pedras (ou: como transformar problemas e frustrações em vitórias)

Entre ameaças, perigos e problemas de nossa existência, às vezes desanimamos, entretanto, para ser pessoa, não podemos deixar que outros simplesmente nos detenham por falta de exercermos nossa criatividade mais essencial: a capacidade de buscarmos outros caminhos; a persistência em manter nosso entusiasmo por recomeçar, reiniciar, recompor, reparar, retomar a caminhada. Encarar de frente os obstáculos significa assumir o presente, ainda que nos cumule de frustrações, e corajosamente refletir criticamente sobre as alternativas a nosso dispor. Por maiores que nos pareçam as situações  sem uma solução, é preciso insistir até vislumbrarmos uma saída que nos convenha como gente, cidadão e ser humano.

A reflexão que nos cabe fazer, diante das portas que se fecham ou jamais se abriram, ou diante dos labirintos ou "muros de Berlim" que colocam em nossa rotina, apesar de nossos protestos e de nossas queixas, com certeza nos levará a uma compreensão maior de nosso potencial para realizarmos um trabalho mais útil, porque mais significativo para nós, que nos debatemos em redemoinhos e círculos que não se fundamentam em critérios defensáveis.

 Abrir rotas opcionais talvez dependa de um esforço maior de nossa parte: procurar outras pessoas; estudar para aperfeiçoar nossos conhecimentos ou para sanar deficiências; dedicarmos nossa atenção a assuntos que sempre ignoramos ou  protelamos; escolhermos uma forma de lazer que estimule nosso cérebro, sensibilize nosso coração, nos fortaleça para os desafios a serem enfrentados.

 As opções que surgirem talvez não sejam rotuladas de "sucessos" pela sociedade; não importa que os resultados não sejam  divulgados como "êxitos". No íntimo de nós mesmos, isto é, na situação que, sem máscaras, devemos encarar continuamente, sabemos que a alternativa encontrada representa uma vitória pessoal, tanto mais preciosa quanto mais difícil e solitária. Se nem sempre obtemos o apoio de um grupo, precisamos entender
 que isso não constitui uma boa desculpa para ficarmos parados, alegando nos encontrarmos em um contexto "sem saída".

Conhecendo nossas qualidades, identificando nossos defeitos e nossas necessidades mais profundas, iniciemos uma jornada para a realização de nossos projetos; se todos eles parecem ter fracassado ou serem "impossíveis" de concretizar sem auxílio, tentemos obter essa ajuda. Ou projetemos novas metas; reflitamos sobre as condições dos que nos cercam - sejam amigos, parentes ou irmãos na comunidade universal e, com honestidade e determinação, tentemos estabelecer novas tarefas, contornando os problemas enquanto não pudermos solucioná-los.

Lembremo-nos do que disse o cineasta Francis Ford Coppola: "O maior recurso econômico de um país, neste limiar do século XXI, é a criatividade de seus cidadãos.".

 Trilhando o caminho das pedras, iremos adquirindo confiança em nossos próprios recursos, além de apreciarmos melhor os instrumentos disponíveis e que talvez tenhamos negligenciado, antes de nos vermos em situação difícil. Assim, as frustrações e os problemas serão transformados por nós em oportunidades de realização das quais nos orgulharemos posteriormente.

E será como se tivéssemos olhos mágicos, mãos de fada ou duende, visão tridimensional; com a proteção dos anjos e  guiados por uma especial proteção divina...construiremos vitórias elaboradas criativamente a partir de nossas frustrações e dos problemas que aparentemente não tínhamos poder ou capacidade para resolver. No final, agradeceremos a Deus pelas pedras do caminho!

 Theresa Catharina  de Góes Campos

 Atenção:  Vários  filmes  tratam dessa temática (vencer,apesar de todos os obstáculos enfrentados na vida):  "Shine", "Adivinhe  quem  vem  para jantar", "Onde está a casa de meu amigo?", "A  quinta  estação",  "Um lugar  no  coração",  "Uma segunda chance",etc.