SOU MAIS BRASIL

Arnaldo Jabor

Estava  para  escrever  esta  coluna  há  alguns dias, quando aconteceu o trágico  acidente  em  New York. Não pretendo ampliar muito o texto sobre  isso, mas e se isso tivesse ocorrido no Brasil?

Muitos  diriam  "tinha  que  ser  no  Brasil", "só podia ser aqui" e mais algumas frases impatrióticas como se todo tipo de desgraça só acontecesse aqui.  Falo  e  repito  que nós vivemos em um país abençoado e que nossos  problemas são perfeitamente solucionáveis.

Não  temos vulcões como na Itália, terremotos como no México, vendavais e  tufões como nos Estados Unidos, terrorismo como no Oriente Médio (e agora  também  nos  EUA),  frio  como  no  Canadá, calor como na Arábia Saudita.

Nossos grupos separatistas são calmos e não atacam como o ETA ou o IRA.  Claro  que  um  de  nossos maiores problemas é a cúpula de dirigentes nos  três  poderes  de  governo. A corrupção que assolou o país do Oiapoque ao Chuí freou nossa economia e desenvolvimento.

Mas é importante lembrar que os níveis de corrupção ainda são menores que  os  da Argentina, México, Índia e Rússia, além de que esses números estão  mudando  e  os  responsáveis sendo punidos - nós tiramos um Presidente da  República de seu posto e podemos fazer muito mais.

Em  primeiro  lugar, é necessário que a nação brasileira tenha mais fé em  sua  terra  natal  -  levante  nossa  bandeira  verde-amarela e grite com  patriotismo: sou mais Brasil! E isso não é só quando ganhamos no futebol,  mas em qualquer circunstância.

Ser  mais Brasil é olhar não só para a seleção canarinho, mas também para  o  tênis,  natação,  iatismo,  judô, vôlei, hipismo e atletismo e ver que  temos  potenciais esportistas não só no futebol. Além do idolatrado (pelo  mundo  todo) Ayrton Senna, sempre soubemos fazer pilotos de automobilismo  como ninguém.

Sou  mais  Brasil  em turismo e nessa matéria somos campeões. Podemos não  ter  a  infra-estrutura  dos  mega  parques dos Estados Unidos, mas temos  beleza natural à vontade.

Nossas praias são consideradas das mais bonitas do mundo e quando se está   defronte a Jericoaquara (CE), Itacaré (BA) ou Cachadaço (Ilha Grande-RJ)  se  percebe a razão disso. Temos um complexo de cataratas (do Iguaçu) que  "dá banho" em Niagara Falls na divisa do Canadá com Estados Unidos.

Não  preciso  dizer  então da nossa biodiversidade e da maior floresta do  mundo, sendo abraçada pelo maior complexo hídrico do planeta.

Se  você  quer  neve, vá para são Joaquim, quer sol, vá para Maceió. Quer  mergulhar,  vá  para  Fernando de Noronha, quer voar, vá para a tão linda  cidade do Rio de Janeiro.

E sou mais Brasil quando o assunto é o povo. Diga-me em que lugar se acha   povo  tão  forte,  alegre,  festeiro, hospitaleiro e criativo? E é também corajoso:  o  Brasil  é  o  país mais empreendedor do mundo. A frieza dos  povos  europeus  e  asiáticos  e a antipatia dos norte-americanos não são encontradas aqui nem por aproximação.

E  há  pouco  falei  de  festa: o Brasil faz a maior festa tradicional da Terra ? o Carnaval.

 Sou   mais   Brasil   quando  falamos  de  desenvolvimento. As empresas  brasileiras  detêm 6.890 certificados ISSO 9000 enquanto o México tem 300  e  a  Argentina  tem  265.  Em matéria de Internet, temos 446.444 hosts -  quase  o  dobro  do que a Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai, Venezuela,  Peru,  Costa  Rica,  Equador  juntos!  Só  a cidade de São Paulo tem mais  usuários da Internet do que o continente africano inteiro.

O  "garfo"  também é brasileiro. Quem não se delicia com a cozinha típica  mineira,  a apimentada cozinha baiana e o suculento churrasco gaúcho? Até  a nossa pizza é melhor que a original italiana. São Paulo é considerado o  maior pólo gastronômico da América Latina e segundo maior do mundo.

E  eu  sou mais Brasil cantando, dançando e criando. Nossos publicitários  ganham  quase  todos  os  prêmios  internacionais  em criatividade, nosso cinema  vem  ganhando  prospecção  no  exterior  cada  vez  maior. Grupos  nacionais  de  diferentes estilos - do axé ao heavy metal - fazem sucesso  na Europa, Japão e América latina.

E o que é pouco divulgado: nós temos o melhor bailarino do mundo - Thiago  Soares - comparando-se a Mikhail Baryshnikov.

E se "eles" têm o melhor cinema, nós temos as melhores novelas.

Pode  parecer alfinetada, mas sou mais Brasil nas eleições... 100 milhões  de  votos apurados honestamente em 24 horas. Quanto tempo levou mesmo nos  Estados Unidos?

É  claro que deixei muita, mas muita coisa, de lado, pois meu espaço aqui  é pequeno para a imensidão do Brasil.

Para  quem concorda, vale a pena assistir o programa Via Brasil, na Globo  News  (Net) e ver como o Brasil é cheio de soluções e fatores de orgulho.

Nós  temos  muito  que  aprender  e  melhorar  nesse país, mas com toda a  certeza e patriotismo, temos muito a nos vangloriar de nossa Pátria Amada e Idolatrada.  Por tudo isso e por muito mais, SOU MAIS BRASIL!