IV FEIRA DE SAÚDE

Promovida pelo Pro-Social do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, a IV  Feira de Saúde terá  Solenidade de Abertura no  próximo dia 14, segunda-feira, às 17 horas, na Ante-Sala do Plenário dessa Corte, evento para o  qual a Secretaria de Programas e Benefícios Sociais está convidando autoridades e colaboradores.

Da cerimônia participará o Coral  Habeas  Cantus, que se apresentará antes do Coquetel.

No dia seguinte, terça-feira, dia 15, às  16 horas, haverá palestra sobre o tema "Qualidade de Vida  e  Excelência Humana: o desafio do século  XXI", a ser proferida pelo psicólogo e antropólogo Roberto Crema, do Colégio Internacional de Terapeutas e Diretor da Associação Holística Internacional. Autor de vários livros, entre os quais "Saúde e Plenitude"  e  "Visão Holística em Psicologia e Educação", Roberto Crema é também     Vice-Reitor da UNIPAZ.

Uma Workshop  de Cantoterapia está programada para a quarta-feira, dia 16, às 16 horas, com as facilitadoras: Laís Fernandes, pianista, professora e pesquisadora; e Verônica de Souza Dias, flautista e bióloga.

"A arte de envelhecer"  foi o tema escolhido para quinta-feira, dia 17, também às 16 horas. Membros do Grupo Geração, formado por profissionais de Psicologia, Administração e Pedagogia - ligados à Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama - ABP/DF  _  serão os facilitadores.

As  palestras e workshops, abertas ao público em geral, serão realizadas no segundo andar do Subsolo do Edifício Anexo I do TRF - 1ª .  Região, localizado na Praça dos Tribunais Superiores - Quadra  02,  Lote  07 - Zona Central  de Brasília.

ESTANDES   E   QUALIDADE   DE  VIDA

No programa da  IV  Feira de Saúde, a ABQV/DF  apresenta sua definição: "Qualidade de Vida é o estado de equilíbrio do ser humano nas suas dimensões física, social e espiritual em busca da auto-realização e do prazer no relacionamento consigo mesmo, com a sociedade e com o universo, em todas as formas, instâncias e circunstâncias."

Promotor do evento, o Pro-Social  afirma estar "consciente do seu papel como agente na recuperação, proteção e, sobretudo, na promoção da Saúde".  A  IV  Feira é parte do Plano de Educação para a Saúde, visando à melhoria da Qualidade de Vida, por meio de "atividades interativas que buscam estimular o participante a questionar e informar-se. Trata-se de um passo significativo para a conscientização e interiorização de novos hábitos, que certamente contribuirão para o seu bem-estar físico, mental e social ".

Os organizadores acreditam no retorno positivo para os servidores e seus familiares, que terão à sua disposição inúmeros estandes, oferecendo informações sobre: doenças cardiovasculares, diabetes, doenças ocupacionais - LER, saúde materno-infantil, câncer, saúde bucal, DST/AIDS, dependência química, projeto Viva Melhor, Psicologia,
Fisioterapia, Nutrição, Primeiros Socorros, entre outros.

Os estandes ficarão abertos à visitação no período de 14 a 17 de junho, das 12  às  18 horas, na ante-sala do Plenário do TRF - 1ª . Região.

Conforme a ilustração do folheto com a programação da IV  Feira de Saúde, os frutos da árvore são: amor, atividade física, lazer, motivação, solidariedade e amizade.

"Qualidade de Vida: a iniciativa deve ser sua!"

Theresa Catharina de Góes Campos 
Brasília, 09 de junho de 1999