ESTRATÉGIA DE MARKETING EM AGÊNCIAS

Theresa Catharina de Góes Campos*

A produção de um  release, que se constitui, basicamente, num informativo da parte de quem deseja divulgar uma mensagem, supõe a necessidade de divulgar uma mensagem, para a sociedade em geral ou, de forma específica, direcionada para um público-alvo. Sendo assim, a agência de publicidade deverá se preocupar, em primeiro lugar, com as informações que objetiva tornar conhecidas.

QUE  INFORMAÇÕES  PRECISAM SER  TRANSMITIDAS?

Quando o cliente indica ou define claramente as informações que deseja divulgar, cabe à agência cumprir tal determinação com elevado nível de eficiência, o que não significa dizer que o publicitário será, neste caso, um simples  repetidor... DE MANEIRA ALGUMA! A eficiência estará, exatamente, na contribuição qualificada, eficaz, dos profissionais da agência, no sentido de escolherem o melhor caminho para veicular as informações,  o melhor estilo de linguagem, as metáforas a serem utilizadas na divulgação, as idéias e os símbolos de motivação.

Será ainda de responsabilidade da agência a freqüência de divulgação aconselhada, bem como em que contexto deverá ser inserida, de acordo com as circunstâncias do mercado ou da época, ou até mesmo dependendo das reivindicações de um determinado setor, faixas e grupos de clientes, certos aspectos da concorrência, etc.

COMO  MULTIPLICAR  O PODER, A  PERFORMANCE DO RELEASE?

Mesmo bem produzido, o release  pode encontrar eventualmente inúmeras dificuldades em seu caminho, não apenas de ordem técnica, para a sua veiculação,  como devido a problemas na área das relações humanas e dos contatos profissionais. Daí a importância de se manter uma equipe atualizada, com um bom nível de cultura geral, disposta a se comunicar em diversos ambientes, visando a objetivos de médio, curto e longo prazos.

Isso traduz uma visão não-imediatista, o que resultará na continuidade de clientes e ampliação de horizontes comerciais. Outro benefício de uma postura de permanente interesse será a multiplicação dos espaços para a colocação do release, inclusive em locais não-comerciais, mas de influência no público-alvo.

Utilizando sua capacidade de análise da forma e do conteúdo das informações essenciais ou primordiais, bem como das secundárias, complementares ou simplesmente motivacionais, o jornalista responsável pelo release  poderá elaborar um plano de ação que incluirá a promoção de eventos, tais como: realização de palestras, seminários, visitas técnicas, tardes de intercâmbio, entrevistas nos meios de comunicação social, exposições, desfiles e demonstrações especiais.

O  RELEASE   EM  OUTRAS   INSTITUIÇÕES

Bibliotecas, centros culturais e atividades comunitárias constituem apenas alguns exemplos de espaço para o release  que pode ser ocupado sem custos diretos e até com alguns resultados extras... De qualquer modo, porém, o release precisa ser, pelo menos, discretamente acompanhado, sob constantes avaliações e posturas críticas, de revisão, que busca o aperfeiçoamento e resultados cada vez melhores e mais visíveis.

Em alguns casos  específicos - sobretudo na área de veículos  -  é possível uma colaboração, visando vantagens, com instituições governamentais, como, por exemplo, os departamentos de trânsito, ou particulares, como universidades,  lideranças de movimento e campanhas, organizadores de conclaves (congressos, simpósios, círculos de debates, seminários...).

No campo do turismo, principalmente, os espaços hospitaleiros para os releases são inúmeros e muito eficientes!

Theresa  Catharina de Góes Campos
         Assessora de Comunicação Social da Promídia
JJAI - Jornal dos Jornalistas de Assessorias de Imprensa
Brasília, outubro de 1993