MUSEU DO SENADO FEDERAL 

Theresa Catharina de Góes Campos

O Museu do Senado Federal, em Brasília, tem exposição permanente que abrange o período do Império à República, oferecendo  aos visitantes a oportunidade de conhecer dezesseis Estações, que incluem, desde os antecedentes do Senado no Brasil, passando pela  modernização da economia e o início do processo de industrialização, a abolição da escravatura e a queda da Monarquia, entre outros períodos,  até a atual Mesa Diretora do Senado.

Na segunda Estação, o público conhece a história da criação do Senado brasileiro, inserido nas circunstâncias da  época imperial. Seguindo metodologia cronológica, acompanha-se, na terceira Estação,  o papel primordial do Senado na Regência da menoridade de D. Pedro II. A posição de destaque continua  no Segundo Reinado, tema desenvolvido na quarta Estação.

Os primeiros tempos da República, bem como o governo provisório de Getúlio Vargas e o início da Segunda  República, são abordados, respectivamente, na oitava e nona Estações.

Outros assuntos constam do roteiro de visitas, como: a segunda fase da República; o golpe do Estado Novo; a  Terceira República; o regime militar; a Nova República e o processo de redemocratização do Brasil.

A exposição tem como objetivo o resgate de "uma parte da memória desta instituição e servirá como uma contribuição à reflexão daqueles que a visitarem, pois nela concentram-se os fatos históricos e políticos que traçaram os destinos do nosso País e a compreensão da trajetória da democracia brasileira."

A primeira sede do Senado foi o Palácio dos Arcos, local onde hoje funciona a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Proclamada a República, e tendo o Senado passado por várias transformações, em 1925, instalou-se em nova sede, o Palácio Monroe, criado em 1906 para sediar a Terceira Conferência Pan-Americana, no Rio
de Janeiro. Desde 1960, a sede da instituição é o Palácio do Congresso Nacional, obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

No folheto distribuído aos visitantes, está uma breve história do Senado, com as seguintes informações iniciais:

"O Senado Brasileiro nasceu com a Constituição Política do Império do Brasil, outorgada por Dom Pedro I  em 1824, tendo iniciado suas sessões regulares no dia 6 de maio de 1826. O Poder Legislativo era delegado à Assembléia Geral (composta por Senado e Câmara dos Deputados) com a sanção do Imperador.

Cinqüenta senadores representavam as províncias em quantidade proporcional à população, nomeados vitaliciamente por Dom Pedro I a partir de listas tríplices votadas nas eleições provinciais indiretas e majoritárias.

Foi a Constituição de 1824 que instituiu o Senado ao definir o Poder Legislativo, delegando à Assembléia Geral, com sanção do Imperador; e, embora nomeado e vitalício, o Senado do Primeiro Reinado cumpriu papel relevante na formação de nossa nacionalidade."

INFORMAÇÕES:

Secretaria de Informação e Documentação

Serviço de Museu

Fones: 311-3544/4331 -  Fax: 311-3133

http://www.senado.gov.br

VISITE   O   SENADO  FEDERAL

TOUR  com  Guias:

de segunda a sexta- feira, às:

9h30min, 10h30min, 11h30min  e 14h30min, 15h30min, 16h30min

sábados e domingos, às:

10h, 11h, 12h, 13h, 14h

Nos feriados, consultar previamente a  CRP  pelos telefones: 311-3343/3344 - fax: 311-1067

Theresa Catharina de Góes Campos
                                              Cineclube dos Educadores
                                           Brasília, 09 de agosto de
1999