PINTORES COM A BOCA E OS PÉS (1956-2001) – 45 ANOS

            Rua Canário, 1.298 – CEP 04521- São Paulo – SP – Tel. (11)5542-4692

Querido(a) amigo(a),

Estamos novamente em época festiva e é com grande prazer que lhe enviamos nossa nova coleção de cartões de Natal, tags (etiquetas) de presente e nosso Calendário para 2002.   Sendo você  um cliente de valor, esperamos que aprecie nosso kit e queira adquiri-lo pelo valor de R$ 22,70.  É claro que você não tem nenhuma obrigação de fazê-lo.  Entretanto, sua aquisição é de vital importância para nós, além de nos ajudar a continuar nosso trabalho de auto-ajuda.  Como você  já sabe, nossos produtos são reproduzidos  de trabalhos originais pintados tanto com a boca como com os pés e nossa arte reflete o prazer que temos de viver mesmo com nossas deficiências.   Apreciamos muito o interesse que você  tem demonstrado, estamos muito confiantes pela sua satisfação com o nosso trabalho e agradecemos antecipadamente o pagamento e possíveis encomendas adicionais desses itens oferecidos a preços especiais.

Que o calor dessa época de festas encha o seu lar com muita alegria!

Com gratidão,

Gonçalo Borges

O Original dessa carta foi escrita com os pés pelo pintor Gonçalo A . Pinto Borges.

Gonçalo A . Pinto Borges, nascido em 8/1/52, em Nova Horizonte –SP. Afetado pela paralisia dos braços e das pernas desde o nascimento, aprendeu logo cedo a pintar com a boca e os pés.  Seus trabalhos apresentam um notável talento artístico.

PINTORES TRABALHANDO GRAÇAS A VOCÊ

A Pintores com a Boca e os Pés não é uma associação beneficente, mas sim uma sociedade de membros importantes.  Todos os seus integrantes aprenderam a desenhar e pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por terem perdido o uso das mãos.  A constituição da sociedade, no ano de 1956, deu oportunidade a todos os seus membros de se manterem com a venda de pinturas em forma de cartões, calendários e outros artigos.  Nossa principal preocupação é incentivar pessoas com essas deficiências, oferecendo-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento na pintura.  Estamos oferecendo a você nossos trabalhos por seu mérito artístico e pela exclusiva relação entre preço e qualidade.  Se a nossa obra lhe agradar e caso colabore, estará nos proporcionando auto-estima e dignidade ao saber que não somos um peso para a sociedade, tendo nossa própria independência financeira e criatividade de vida.  Os quadros da Pintores com a Boca e os Pés estiveram expostos no Brasil e por todo o mundo.  Essas exposições serviram para mostrar ao público nossos trabalhos originais, sendo motivo de inspiração para muitas pessoas.

Maria de Lourdes Alesse nasceu em 10/11/50, em Olímpia – SP, sem os braços.  Em 1969, começou a desenhar e pintar com os pés.  Desde então, dedica-se à pintura, principalmente de figuras campestres, seu tema favorito.  Com seu trabalho, já participou de várias exposições pelo Brasil e pela América do Sul.

Juracir Batista de Oliveira, nascido em 6/10/59, em Nova Andradina – SP.  Ficou tetraplégico em 78, devido  a um acidente em rodeio.  Começou então a dedicar-se à pintura com a boca, atividade que permitiu ao artista alcançar uma nova dimensão na vida.

Clênio Ventura, nascido em 23/11/68, em Brasília – DF.  Ficou tetraplégico aos 19 anos ao sofrer um acidente ao mergulhar em águas rasas na Barragem de Santo Antônio do Descoberto.  A partir daí, aprendeu a pintar com a boca.

José Henrique Taveira Breda, nascido em 27/10/60, em  Franca – SP.  Com os braços e as pernas paralisados desde o nascimento, aprendeu pintura com o professor Goret.

Cristóbal Toledo entrega um quadro ao Papa João Paulo II em uma audiência privada na Basílica de São Pedro, concedida aos artistas que pintam com a boca ou os pés.  Com os braços e pernas paralisados desde o nascimento, Cristóbal gosta de pintar paisagens a óleo.

Fernando Fernandes dos Reis, nascido em 29/10/44, em Vitória – ES.  Com as mãos deformadas desde o nascimento, aprendeu a pintar com os pés em um centro ortopédico.  Seus temas preferidos são paisagens e flores.

Moacir Ferraz, nascido em 10/11/70, em Buritama – SP.  Vítima de uma disfunção congênita cerebral mínima por possível trauma de parto, com 5 anos começou seus primeiros rabiscos na terra, utilizando uma lasca de madeira entre os dedos do seu pé esquerdo.

Eusuclemia Rufino Vieira

Pintora com a boca

UMA ARTE VITORIOSA

Matéria na revista Claudia de Abril/99.

Não temos cobradores em domicílio.