USO  DESNECESSÁRIO DO  INGLÊS EM TEXTOS NA LÍNGUA  PORTUGUESA

 

Prezada Thereza Catharina de Góes Campos:

Li o seu seu artigo "Língua Portuguesa - questão de ética" esperando encontrar a resposta para uma pergunta que tenho, faz anos. Infelizmente, o seu artigo, apesar de muito bem escrito, não abordou a questão que tenho em mente -- daí a razão destas linhas.

A minha pergunta é a seguinte: Qual a ética que governa o uso de estrangeirismos em artigos escritos nos jornais e revistas brasileiras?

Confesso que vivo fora do Brasil (no Canadá), faz 21 anos e não há algo que me irrite mais do que ler expressões inglesas nos artigos -- expressões tais que acredito não serem compreendidas pela maioria dos leitores brasileiros -- expressões tais em sua maioria usadas erroneamente e, se fossem lidas por pessoas daqui, no mesmo contexto, não seriam compreendidas...

Por que esse crime contra o nosso idioma? Qual a razão do escritor? Ele(a) pensa ser mais "erudito/a" mesclando o nosso idioma tão lindo com essas bobagens? Que vergonha!

Concluindo, peço desculpas pelo desabafo. Confesso que a gente fica mais patriota morando fora. A sua escrita é formidável.

Inácio Teodoro da Silva

Vancouver, Canadá.

 

 

Caro leitor Inácio Teodoro da Silva:

 

Agradeço-lhe a sua atenção, lendo e comentando o meu artigo sobre a nossa bela, rica e complexa língua portuguesa.

Sobre o uso desnecessário de palavras e expressões inglesas e outros estrangeirismos, concordo com o leitor cem por cento, em gênero, número e grau. Repudio tal atitude, atribuindo-a à ignorância, prepotência e até falta de profissionalismo.

Só não concordo com a sua opinião segundo a qual eu não abordei o problema no citado artigo. Não o fiz de maneira direta, porque evito, de acordo com a minha personalidade, e linha de trabalho,  uma linguagem que poderia ser interpretada como agressiva e até desrespeitosa para com os meus colegas de profissão.

Acredito, entretanto, que o artigo 17 do Código de Ética do Jornalista nos coloca responsáveis pela divulgação da língua e cultura nacionais. O tema que escolhi demonstrou a minha posição. Desculpe se eu não fui tão explícita como o leitor, patrioticamente, e com mais ousadia do que eu, gostaria.

Um abraço cordial de Theresa Catharina