Diploma de Jornalismo não contraria liberdade de expressão

 

PERGUNTA DE UM LEITOR

 

Prezada Thereza Catharina:

 

Obrigado pela sua resposta. Você está correta: o assunto foi realmente abordado, no seu artigo. "Ao sábio uma palavra basta".

O assunto seguinte não se refere a artigos que eu saiba foram escritos e, não sei se o seu tempo lhe permite me dar resposta -- mas vou tentar:

Compreendo que há várias "burocracias" no que se refere à profissão jornalística, no Brasil. Explico: Aqui no Canadá, se você quiser montar um jornal, escrevê-lo e, por fazer jornal, ser jornalista -- você é jornalista.

Desde que o público prestigie a sua publicação e haja dinheiro para publicá-lo... No Brasil, isso não seria permissível, certo? E, se não é permissível -- a liberdade de expressão do indivíduo não está sendo proibida?

Inácio Teodoro da Silva

P.S. Tou "puxando brasa pra minha sardinha", com essa pergunta. Apesar de não ser formado em jornalismo, sempre gostei de escrever, inclusive colunas em jornais de Natal e São Paulo. No Canadá, estabeleci um jornalzinho comunitário e, recentemente, um jornal em inglês sobre futebol: The Soccer Paper (também na internet, veja: www.soccerpaper.com -- não está atualizado, presentemente).

 

Caro leitor Inácio Teodoro da Silva:

 

No Brasil, qualquer pessoa pode ter a propriedade de um jornal, revista, rádio, emissora de TV. A legislação atual determina, porém, que todo informativo tenha um Jornalista Responsável. Na prática, isso significa que dezenas de pessoas não-portadoras de Diploma Superior de Jornalismo (Comunicação) podem escrever/produzir matérias para o informativo, contanto que um(a) único(a) jornalista profissional tenha seu nome no expediente como jornalista responsável (citando-se obrigatoriamente o número do registro).

Como jornalista profissional, formada em jornalismo, não acho que isso seja contrário à liberdade de expressão. Qualquer pessoa pode escrever, mesmo não sendo jornalista ( a lei considera essa pessoa uma colaboradora), para expressar a sua opinião.

A legislação determina, ainda, que as funções de editor (responsável pela redação, pauta, etc.), redator, revisor e repórter sejam ocupadas por jornalistas diplomados. Afinal, onde deveria trabalhar quem se formou em jornalismo? Considero justo! Afinal,eu  só poderia ser economista com o diploma de economista, advogada, idem, médica, contabilista, arquiteta, engenheira, fisioterapeuta, também. Não exigir diploma de jornalismo para quem deseja ser registrado como profissional de jornalismo seria diminuir a importância de nosso mister, o que não considero justo.

Espero ter respondido satisfatoriamente à sua pergunta.

Receba meus parabéns por suas atividades na área jornalística.

Um abraço cordial de

Theresa Catharina de Góes Campos