Os Jornalistas do passado e o registro profissional

 

PERGUNTA DE UM LEITOR

 

Prezada Thereza Catharina:

 

Confesso que não havia pensado no assunto visto do lado como você o apresentou. Concordo que,  como são requeridas credenciais de outros profissionais, que assim o seja também na profissão de jornalista.

Convém lembrar, contudo, que muitos dos jornalistas do passado nunca cursaram universidade no curso da profissão (e, muitas vezes nem outros cursos).

Se a exigência existisse no passado, seríamos privados da contribuição que eles/elas nos legaram. Ainda prefiro que o público julgue se quer ou não ler o material escrito... Contudo, após 11 de setembro, tem muita coisa mudando aqui e eu creio que eventualmente isso acontecerá  aí, nessa questão de jornalismo e jornalistas.

Muito grato, pelo seu tempo e respostas. Se aparecer desse lado do mundo, me avisa, tá? Meu telefone é nnnnnnnnn. De qualquer lugar da América do Norte você pode me contatar pelo nnnnnnnnnn (grátis). Vancouver é uma linda cidade e, se aparecer por aqui um dia, espero ter o prazer de convidá-la para jantar. Não prometo servir-lhe um cafezinho, pois aqui a gente se contenta com chafezinho. Um abraço e um Feliz Natal.
Inácio.

 

Prezado leitor Inácio Teodoro da Silva

 

Sobre os jornalistas do passado, informo que todos foram devidamente reconhecidos, por sua atuação de jornalistas, pelo Ministério do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho e Sindicatos de Jornalistas Profissionais. Receberam seu registro profissional, antes da existência do Curso Superior de Jornalismo.

A exigência do diploma não impede que os leitores tenham acesso aos textos que escolhem ler, como eu já lhe expliquei. Os informativos podem ser o resultado do trabalho de centenas de pessoas não-portadoras de diplomas de jornalismo. A lei exige apenas que, no expediente, os leitores saibam qual foi o jornalista responsável, com a citação do número de seu registro.

Agradeço seu oferecimento cordial.

Quando puder, consulte o meu site

http://planeta.terra.com.br/arte/arteculturanews

 

Theresa Catharina