DROGA NÃO RIMA

PADRE ZEZINHO

Droga não rima com centenas de verdades. Não rima com felicidade, nem com amizade. Não rima com sinceridade, nem com liberdade.  Às vezes, rima com fraternidade, mas aquilo com o que mais rima é com a ansiedade e perda de identidade.  Milhões de vezes já rimou com crueldade, chacina e mortandade porque tira a sensibilidade e a caridade.

Rima com todo o tipo de prisão, com morte e destruição,  gangues e grupos armados, bandidos refinados, alguns deles engravatados.  Rima com muita vingança e com sangue derramado, com alto risco de vida, com violência desmedida e muito pouca esperança.

Droga rima com demônio e, no fim, com manicômio. Deixa o sujeito medonho ou triste, abatido, tristonho, sem rumo certo na vida.  E se traz a euforia, leva embora a alegria.  Droga rima com muita coisa, mas é uma rima quebrada, que já  começa estragada e acaba dando em nada.

Se quer ouvir um conselho e se ainda não entrou, não entre por esta porta.  Quase sempre quem entrou, quando de lá  regressou, voltou ferido na alma, sem esperança e sem calma.  A droga  só tem mentira. O traficante também.  Ele parece fraterno quando você diz amém.  Promete um sucesso eterno, mas joga você no inferno, quando você lhe diz não.  Droga não tem compaixão.

Se você caiu na droga e pensa em sair um dia, comece a sair agora!  Você tem força lá dentro, mas a deu ao traficante.  Pegue esta força de volta e a ponha nas mãos de Deus.  E diga chorando alto: “Deus, eu me quero de volta! Devolve o meu eu para mim.  Não quero viver assim.  Eu já sei o que é o inferno.  Agora eu quero o teu céu!”

Bem antes daquele dia, você se terá de novo! Droga rima com martírio. Já machucou muita gente, muitos jovens do meu povo.  Mas se for este o seu caso, volte a ser e a conviver.  Deus consegue refazer.  A palavra é “renascer”!

Publicado em “O São Paulo” - 28 de novembro de 2001.