SOLIDARIEDADE
MENOS DOR

Correio Braziliense

 

Brasília, domingo,

23 de dezembro de 2001  

Solidariedade

Menos dor

O Instituto de Apoio ao Portador de Câncer, criado em março do ano passado, atende 28 adultos que sofrem com a doença e são atendidos no Hospital de Base. Saiba como fazer para contribuir com o trabalho assistencial

Roberto Fonseca

Da equipe do Correio

Osvaldo Cardoso de Oliveira descobriu em janeiro que tem câncer na garganta: veio de Barreiras (BA) para fazer tratamento no Hospital de Base e ficou hospedado no iapc.

O ajudante de construção Osvaldo Cardoso de Oliveira, 45 anos, viveu uma grande emoção na terça-feira da semana passada. Conheceu pessoalmente o padre Marcelo Rossi. O sorriso ficou no rosto durante horas. O encontro sensibilizou funcionários e pacientes do Instituto de Apoio ao Portador de Câncer (IAPC). Também pudera. O ano de 2001 foi o pior da vida do rapaz.   Católico, Osvaldo soube em janeiro que tinha câncer na garganta. E mais. A doença não estava no estágio inicial. O corpo já apresentava sinais de fraqueza. ''Um sofrimento muito grande. Uma dor que tira qualquer esperança de um futuro melhor'', comenta, em voz fina, o ajudante de construção.

Nascido e criado no município Barreiras (BA), Osvaldo viu-se obrigado a
deixar a terra natal. Precisou se mudar para Brasília, onde a rede pública de Saúde apresenta melhores condições de tratamento. Sem dinheiro e sem lugar para morar, o rapaz chegou a acreditar no impensável: viver na rua. Não precisou.

Depois de participar de uma triagem no Hospital de Base do Distrito Federal, ele foi encaminhado por assistentes sociais para o IAPC - uma instituição que acolhe pessoas carentes portadoras de câncer. Os pacientes recebem cuidados especiais. Cinco refeições diárias, roupas e remédios. ''E o apoio espiritual, que é o mais importante'', assegura a presidente, Zoraide Lima Gomes Cauhy.

O atendimento é realizado em tempo integral. Três empregados e oito voluntários trabalham em esquema de plantão, das 8h às 22h. Depois desse horário, os doentes são orientados a dormir. A instituição tem 28 leitos, divididos em 14 quartos.

Adultos

O IAPC, uma entidade sem fins lucrativos, é sustentado por doações da comunidade. É a única instituição do Distrito Federal que atende adultos portadores de câncer. ''As outras duas existentes que acolhem pacientes com a doença são voltadas para o tratamento infantil'', explica a presidente.

Casada com o deputado distrital Jorge Cauhy, Zoraide fundou o IAPC em 7 de março de 2000. A idéia surgiu depois de Zoraide conviver com a doença. Ela teve um câncer de mama há cinco anos. Fez tratamento e apresenta-se curada. ''Vi que as vítimas de câncer não têm apoio, principalmente as mais carentes. Aqui tentamos dar abrigo e apoio moral. Nossa meta é afastar o desânimo dos doentes. Aumentar a auto-estima'', completa.

Sofrendo com a falta de materiais de limpeza, alimentos perecíveis e produtos de higiene pessoal, entre outros, o IAPC funciona na 3ª Avenida, Área Especial 5, módulos M, no Núcleo Bandeirante. Quem quiser ajudar pode ligar para o telefone 552-2030. Zoraide também convida todos para uma visitinha. Ela garante que ninguém se arrependerá.

INSTITUTO DE APOIO AO PORTADOR DE CÂNCER ENDEREÇO

3ª Avenida - Área Especial 5 - Módulo M - Núcleo Bandeirante

CONTATOS

Telefone: 552-2030, falar com Dilma ou Graça

Internet: http://iapcdf.vila.bol.com.br

E-mail: iapcdf@bol.com.br

COMO AJUDAR

As doações podem ser entregues diretamente na instituição. Quem não puder ir até o Núcleo Bandeirante deve ligar para o IAPC

O IAPC quer cadastrar sócios-contribuintes, que possam doar quantias fixas em datas determinadas

O IAPC PRECISA DE

  • Material de limpeza

  • Alimentos, principalmente carnes, frangos, café e leite em pó

  • Dinheiro para comprar medicamentos e pagar dívidas. Os gastos mensais giram em torno de R$ 3 mil

  • Roupas para o bazar beneficente da instituição

  • Produtos de higiene pessoal, como creme dental, escovas, desodorantes e sabonetes

  • Psicólogo (voluntário)

  • Eletrodomésticos

  • Mobiliário novo ou usado será bem vindo, desde que em boas condições

Calçados

CONTA BANCÁRIA

Caixa Econômica Federal

Agência: 0688

Conta-corrente: 03081051-3

© Copyright CorreioWeb Fale com a gente Publicidade