VENDA  DE  INGRESSOS   na  PRIMEIRA  SESSÃO  CINEMATOGRÁFICA

Theresa Catharina de Góes Campos

No Boulevard  des Capucines, na capital francesa, Paris, em 28 de dezembro de 1895, o cinema nasceu oficialmente como espetáculo  público, inclusive com a venda de ingressos!

E os Irmãos Lumière apresentaram o seu cinematógrafo, o resultado de três vitórias técnicas: a análise do movimento, a fixação desse movimento num recipiente qualquer e a sua projeção fora do aparelho. A eles o mundo deve os primeiros espetáculos regulares de cinema.

"Os Irmãos Lumière, apresentando o seu cinematógrafo, tinham mais uma preocupação científica do que um interesse artístico ou comercial.

As cenas filmadas eram as da vida diária, sem nenhum artifício, uma espécie de "álbum de família"animado.

Pelos títulos dos filmes podemos ter uma idéia:

"A saída das usinas", "A chegada do trem"- filmes de 16 milímetros, com duração de 2 minutos.

Aos poucos, entretanto, as perspectivas vão se ampliando. Lumière passa a filmar acontecimentos fora de casa: um congresso, um jubileu, uma exposição - uma espécie de atualidades cinematográficas de hoje!

Envia seus auxiliares, os "caçadores de imagens", para o exterior, a fim de filmar acontecimentos históricos.

Eis que os filmes vão aumentando de duração e passaram a contar histórias e a transmitir idéias.

Lumière realizou ainda o primeiro filme de enredo, com os seguintes elementos: exposição do ambiente, motivos, personagens, intriga, clímax e desenlace.

Na origem do cinema, já encontramos duas tendências - documentarista (informação) e composição de espetáculos (diversão). Nesse período, aliás, a maior tendência é para o teatro filmado." (p.98)

CAMPOS, Theresa Catharina de Góes. O progresso das comunicações diminui a solidão humana? Uma interpretação histórica das comunicações gráficas e audiovisuais desde a pré-história até o Intelsat. Rio de Janeiro, Editora Lidador, 1970.