Visita abançoada

Correio Braziliense

Brasília, terça-feira,

05 de fevereiro de 2002

Visita abençoada

Em Brasília, cresce o movimento de devoção a Nossa Senhora de Shoenstatt. A imagem da santa peregrina pelas casas, une famílias e arrebanha ovelhas desgarradas

Paloma Oliveto

Da equipe do Correio

Onipresente, só Deus. Mas Maria, mãe de Seu Filho, tem conseguido estar em 1,5 mil lares brasilienses todos os dias, o que faz dela uma peregrina e tanto. Com o objetivo de reunir famílias em oração e arrebanhar algumas ovelhas perdidas, as paróquias do Distrito Federal e Entorno aderiram a um costume iniciado no Brasil em 1950: criar grupos de fiéis que recebem em casa a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt - a nova Nossa Senhora da moda.

Numa época em que muita gente não tem tempo de ir à missa, a Mãe Peregrina, nome abreviado da santa, bate à porta dos fiéis uma vez por mês. Para hospedar a visita ilustre, é preciso inscrever-se em grupos formados por 30 famílias, organizados nas igrejas. A imagem de madeira, que reproduz os santuários da Virgem de Shoenstatt (leia quadro), não pára. Migra de uma casa para outra, até que todas as famílias do grupo tenham recebido sua visita. E aí começa tudo de novo.

A peregrinação de Maria é um sucesso nacional. Mais de três milhões de brasileiros hospedam em casa a imagem. Em Brasília, ela chegou em abril de 2000, quando o Santuário da Virgem de Shoenstatt foi inaugurado na DF-001. No começo, a quantidade de grupos era pequena. Agora, são 1,5 mil, o que significa que 45 mil famílias do DF e Entorno participam do movimento mariano. Aos domingos, a capela chega a receber 500 visitantes. Nada mal para apenas dois anos de pé na estrada. ''A devoção a Maria está crescendo muito, as pessoas têm dificuldades, por isso procuram por ela'', acredita Acimar Gonçalves da Cunha, militar reformado, 54 anos, que, junto da mulher - a dona-de-casa Vera Lúcia, 50 -, forma o casal diocesano responsável pelo movimento de devoção à Mãe Peregrina em Brasília.

Para os católicos, como toda boa mãe, Nossa Senhora faz a ponte entre os homens (filhos) e Deus (Pai). Quem recorre à Virgem de Shoenstatt está em busca de três graças: abrigo espiritual (para os momentos de apuros), transformação (para a conversão) e eficácia no apostolado (para ajudar na evangelização). Daí o nome, Três Vezes Admirável. Todo dia 30 é dia de festa para Maria Justina, 58 anos, aposentada. Na véspera, a paroquiana do Verbo Divino (Asa Norte) deixa a casa preparada com toda pompa, à espera de Maria. Na sala, adorna uma mesinha com toalha, vela e rosas. Quem traz a imagem é convidado a entrar no apartamento da 408 Norte, para fazer a oração de recepção. Santa na mesa, vela acesa e flor no vaso, Maria Justina reúne a família e reza o terço. ''A casa se transforma, fica tudo em paz'', garante. Vinte e quatro horas depois, a anfitriã despede-se da imagem, não sem antes levá-la a todos os cômodos da casa: ''Até ao banheiro'', confessa.

Devota da Virgem de Schoenstatt desde os 13 anos, quando morava em Londrina (PR), Maria Justina conta que recebeu várias graças da santa. Uma delas em Brasília, em 1965. Nessa época, ela morava com os pais em um barracão de madeira na 714 Norte. Bem embaixo da cozinha havia uma grande fossa. ''Um dia estávamos tomando o café da manhã, quando ouvimos uma explosão. O piso caiu e fomos parar na cisterna, que tinha mais de três metros de profundidade. Quando a água estava na altura do meu pescoço, chamei pela Virgem. Então vi uma luz que nos sustentou até que os bombeiros chegassem, duas horas depois'', conta, emocionada.

O pequeno Thyesko Victor, 11 anos, também é devoto da santa. Em visita ao santuário, escreveu um bilhete a Nossa Senhora, esperando por uma graça. Nada de milagres. O que o menino quer é voltar a morar no Ceará, onde nasceu. Já o pedido da irmã, Thsmanya, 18, sempre é o mesmo: ''Passar de ano na escola. Nunca deixei de ser atendida'', garante.

O bom desempenho nos estudos, aliás, lidera o repertório de solicitações dos mais jovens. Moradora do Cruzeiro e freqüentadora da Paróquia Santa Terezinha, Valéria Ferreira, 17 anos, vai prestar vestibular para Letras e espera uma ajudinha da Virgem para ser aprovada. A estudante participa do movimento Juventude Feminina de Shoenstatt, que organiza reuniões semanais dedicadas a Maria.

Mas os devotos da Mãe Peregrina não fazem pedidos apenas para benefício próprio. Afinal, ela é a Virgem Três Vezes Admirável, e a conversão é uma das três graças atribuídas à santa. ''Os grupos ajudam a unir a comunidade, criando um vínculo entre as famílias. Com isso, a visita desperta o interesse das pessoas em voltar a freqüentar a igreja'', acredita Acimar Gonçalves da Cunha. Na família da pré-vestibulanda Valéria Ferreira, por exemplo, muitas pessoas começaram a receber a imagem por incentivo da mãe da menina. A estratégia de conversão deu certo.

Como acredita já ter presenciado uma graça especial concedida pela Virgem de Shoenstatt, Maria Justina não perde a fé. Mesmo a contragosto dos deputados evangélicos, ela conseguiu emplacar oito imagens da peregrina no Congresso Nacional. Sua próxima meta é o Senado. ''Em ano eleitoral é preciso muita oração'', diz, à espera de mais um milagre.

O SANTUÁRIO DO ''BELO LUGAR''

Schoenstatt é o nome de uma pequena cidade alemã. A palavra significa ''belo lugar'' e batizou a santa porque foi lá que o padre José Kentenich, em 18 de outubro de 1914, decidiu erguer um santuário dedicado a Maria. Hoje, há mais de 150 capelinhas idênticas à de Schoenstatt espalhadas pelo mundo. No Brasil, são 17. A pioneira é a de Santa Maria (RS), inaugurada em 1948. A peregrinação da imagem começou dois anos depois, graças à iniciativa do diácono gaúcho João Pozzobon, que resolveu percorrer 140 mil quilômetros para divulgar em casas, escolas e presídios a Virgem de Shoenstatt. As andanças de Maria tornaram-se conhecidas no mundo todo e chegaram a Brasília há dois anos, por iniciativa das Irmãs de Maria de Schoenstatt, freiras seculares. (P.O.)

SANTOS DA MODA

Nossa Senhora Desatadora dos Nós: ganhou uma capela no badalado balneário de Búzios (RJ) em setembro do ano passado. Como o próprio (e longo) nome diz, é a Nossa Senhora de quem está muito enrolado.

Santo Expedito: é o santo das causas impossíveis.

Volta e meia entra na moda, principalmente nas épocas de crise.

Santa Edwiges: a santa que protege pobres e endividados. Enfim, sempre está no auge.

São Miguel Arcanjo: protege a casa contra o mal - principalmente aquele, personificado na figura do demônio.

SERVIÇO 

Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Shoenstatt - Aberto todos os dias para visitação. Às quintas-feiras, adoração do Santíssimo e bênção especial. Aos domingos e no último sábado do mês, há missa às 16h. Todos os meses, no dia 18, há missa especial às 19h30. Endereço: Rodovia DF-001 EPCS - Leste, KM 4,5 (sentido Paranoá). Fone: 302-2103

© Copyright CorreioWeb Fale com a gente Publicidade