Consumo consciente

Correio Braziliense

Brasília, terça-feira,

22 de janeiro de 2002

Consumo consciente

Da água à reciclagem o que você pode fazer para evitar desperdício e exploração

Cristina Ávila

Da equipe do Correio

Nehil Hamilton

Medida simples e eficaz: ao fechar a torneira na hora de escovar os dentes, é possível economizar mais de dez litros de água por dia O consumo eficiente é uma ação planejada, sem excessos e prejuízos. De um cidadão bem informado, que conhece seus direitos, pesquisa qualidade, escolhe, compara preços. Até alguns anos, esse era o máximo do comportamento exemplar. Não é mais. O futuro exige que o consumidor também se preocupe com a saúde do planeta e com o bem estar das outras pessoas. Consumir passa a ser uma atitude política. Não se amassa uma folha de papel sem pensar que o Brasil precisa diminuir as 125 mil toneladas de lixo que produz diariamente. Não se compra bens produzidos com mão-de-obra infantil.

Não é bobagem. Um exemplo recente e convincente de que os bens que parecem infinitos um dia podem acabar, por causa da utilização sem critérios, é a crise de energia. E especialistas advertem que há riscos também de escassez de água no mundo. Os órgãos de defesa do consumidor passaram da fase de apenas reivindicar direitos, e hoje alertam o povo sobre seus deveres de consumidor.

''O brasileiro é despreocupado. Sabe que os juros de bancos são abusivos, mas se conforma. Temos que aprender a usar o poder de compra para exigir nossos direitos, mas temos também que aprender a assumir nossas responsabilidades de consumo'', afirma Ana Carolina Conte, advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Essa organização não-governamental foi fundada em 1987, em São Paulo, com a preocupação de defender a população contra alimentos e medicamentos perigosos para a saúde, desrespeito de bancos, planos de saúde. Há cerca de dois anos percebeu que estava perdendo o bonde da história.

Carolina Conte comenta que ainda no início do século passado os ingleses começaram fazer campanhas para que as pessoas não comprassem produtos de empresas que desrespeitavam direitos trabalhistas. Agora, no terceiro milênio, o planeta se preocupa também com o impacto do consumo no meio ambiente. A iniciativa não é apenas das ONGs. Segundo Carolina, neste primeiro semestre o Ministério do Meio Ambiente vai lançar uma campanha educativa, em convênio com o Idec, para que os cidadãos comuns aprendam seus deveres na hora das compras.

''Todos os países estão se preparando para discutir o consumo consciente (a atitude politicamente correta se chama consciente ou sustentável)'', afirma Délcio Rodrigues, coordenador do Instituto Akatu, outra ONG preocupada com a nova ordem social. Ele se refere a dois encontros da Organização das Nações Unidas (ONU), que vão debater soluções para melhorar a vida no planeta: o primeiro neste ano na África do Sul e outro em 2005, que ainda não tem local definido.

A luta por um mundo melhor pode começar na hora de escolher bolachas ou a marca do computador. No Brasil mais de duas mil empresas já têm o selo Amigo da Criança. O selo é uma garantia de que essas empresas seguem critérios de produção: não exploram mão-de-obra infantil e têm programas de incentivo à educação dos filhos dos funcionários, por exemplo. Ao comprar de uma empresa amiga da criança, o consumidor está incentivando outra empresa a fazer a mesma coisa, estimulando novas estratégias de concorrência no mercado. Ao fechar a torneira enquanto escova os dentes, o cidadão está poupando as reservas de água do país.

SERVIÇO

Para mais informações sobre o consumo consciente, pesquise:

www.akatu.net

www.idec.org.br

www.ethos.org.br

www.mma.gov.br

fase.org.br

www.consumersinternational.org

www.uneptie.org/pc/sustain/guidelines/guidelines.htm

Menos sacolas plásticas

Ao fazer compras, evite levar sacolas de plástico para casa, se não for usá-las para acondicionar lixo. Em Bangladesh, por exemplo, as sacolas estão proibidas porque ameaçam o sistema de drenagem do país. Os rios Buriganga e Dhaka estão perdendo a navegabilidade por causa de toneladas de plástico.

Feche a torneira

Cada vez que você e mais seis amigos fecharem a torneira na hora de escovar os dentes, estarão economizando 122 litros de água tratada. Isso é o suficiente para atender às necessidades diárias de uma criança. Um em cada dez brasileiros bebe água sem qualquer tratamento.

Poupe as árvores

Em cada tonelada de papel economizado, se preservam 20 eucaliptos. Se você e 1 milhão de pessoas decidirem usar o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês serão preservadas florestas suficientes para recobrir 18 campos de futebol.

Não jogue lixo no sanitário

O consumo mundial de água aumentou seis vezes ao longo do século vinte por causa do crescimento populacional e dos maus hábitos das pessoas. Quando você aciona a descarga para se livrar de lixo, 12 litros de água tratada descem pelo ralo. Se 1 milhão de pessoas largarem esta mania, economizarão 360 milhões de litros em um só mês. Esse volume é equivalente à água que cai nas Cataratas do Iguaçu a cada quatro minutos.

Deixe o carro em casa

Pelo menos uma vez na semana, provavelmente seja bem possível deixar o carro na garagem. O ar contaminado com óxidos de nitrogênio, emitido por veículos, mata 300 crianças por ano em São Paulo.

Recicle

A reciclagem de uma latinha de alumínio economiza na fabricação de outra lata a energia suficiente para deixar uma geladeira doméstica ligada durante quase 10 horas. E cada quilo de vidro reciclado evita a mineração de 6,6 quilos de areia. Tirar areia da natureza causa enorme dano ambiental, principalmente na beira de rios. Colabore com a reciclagem.

Elimine vazamentos

Os médicos recomendam que se beba pelo menos dois litros de água por dia. Uma única goteira que se tenha em casa, pode vazar até 150 litros diários - o suficiente para matar a sede de uma pessoa por dois meses e meio.

Calçada se lava com balde

Quase toda a água brasileira está concentrada na Amazônia e no Pantanal. O Nordeste tem só 3% do total e o Sudeste, a região mais populosa, tem 6%. A água um dia pode acabar no mundo, se não for preservada. Lembre disso quando lavar a calçada. Use um balde, e deixe a mangueira. Você consegue economizar até 280 litros, suficiente para encher uma caixa d'água.

Comida não se joga fora

O Brasil desperdiça 14 milhões de toneladas de alimentos por ano. Trinta por cento das hortaliças são perdidas entre a produção e distribuição e outras milhares de toneladas são esbanjadas dentro de casa. Aprenda a aproveitar sementes e folhas. Os talos, que não são apreciados nas saladas, enriquecem a sopa, por exemplo.

Amigo da criança

Pelo menos 400 mil crianças entre cinco e nove anos e 2,5 milhões de adolescentes com até 14 anos trabalham, e ficam longe da escola. Cerca de 29% dos alunos do ensino fundamental não chegam à 5ªsérie. Prefira comprar mercadorias de comerciantes que têm o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq. O selo é concedido às empresas que se comprometem à melhorar a vida das crianças e lutar contra o trabalho infantil.

Fonte: Instituto Akatu pelo Consumo Responsável (www.akatu.net)