ARTE no AEROPORTO de CONGONHAS -exposição de Maria Lucia Lisboa

Aos passageiros que chegam ou partem do Aeroporto de Congonhas, o Espaço Cultural da  INFRAERO  representa um autêntico oásis para apreciação de trabalhos artísticos. Costumo visitar a Galeria logo após desembarcar em São Paulo, antes de tomar o meu rumo de compromissos profissionais, já agendados com o devido cuidado de forma a não atrapalharem esses momentos de satisfação e crescimento emocional-intelectual. Quando vou embarcar, também não esqueço de ir às exposições ali pro- movidas, bem como em outros aeroportos do Brasil.

No último dia 31, tive o prazer de encontrar a artista MARIA LUCIA LISBOA que gentilmente me acompanhou na visita. Encantei-me com as suas telas e as esculturas originalíssimas, peças que  utilizam materiais variados (madeira, metais, vidros... em cores e formatos deslumbrantes, originais).

Formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, obteve bolsa de estudos por merecimento. Na década de 70, cursou a Escola Panamericana de Artes. Fazem parte de seu portfólio: cursos de Pintura e Escultura no American Center Boulevard, Respail  Paris e  outro, de Escultura, na Torpedo Factory de Alexandria (cidade de muitos eventos e atividades artísticas), na Virgínia, EUA.  Com o prestígio alcançado nas exposições individuais promovidas em Presidente Prudente (SP), cidade natal de seus pais, MARIA  LUCIA  para ali retornou durante vários anos, confirmando a fama de seu talento.  Trabalhos de sua autoria também foram expostos em Piracicaba (SP)  e  nas Thermas de Poços de Caldas (MG).

Participante de exposições coletivas, conquistou Medalha de Prata no  I Salão  Nacional Moderno, em 1983, ano em que também obteve menção honrosa no I Salão Nacional de Artes Plásticas do Figurativo e medalha de bronze, III SNAP   Brigadeiro Eduardo Gomes.

Em 1999, participou do evento Arte Brasileira na Itália, em Tapauto. Aqui no Brasil, do Mapa Cultural do Estado de São Paulo.

"Ainda no exterior, vale destacar, na França, a inclusão de MARIA LUCIA no catálogo Le  Salon  94 - Societé  des  Artistes  Français - Espaço Eiffel - Branly - Paris;  e a conquista  da medalha de prata  no Office National Suisse  du  Tourisme, na Academia National Suisse  du   Tourisme, na Académie Européenne des Arts, na capital francesa, também em 1994.

A década de 80  foi muito importante para a trajetória da artista".

Os trabalhos de MARIA LUCIA  fizeram parte dos acervos oficiais do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Artes Plásticas e  UNESCO.  Em 1997, participou do Oficina Cultural Timochenco Webi (dramaturgo e amigo de infância de MARIA LUCIA, já falecido), na cidade de Presidente Prudente (SP).

A exposição de  MARIA  LUCIA  no  Espaço  Cultural da  INFRAERO  revela uma cativante profusão de cores, vivas  nos traços e nas mensagens visuais. Que segurança  na comunicação com as telas! Quanta criatividade e originalidade!  Esperamos que você,  MARIA  LUCIA, continue a pintar o seu mundo interior, comunicando-o dessa forma tão especial, capaz de revelar a face lírica do mundo exterior.

São Paulo, 31 de  março de 2000
Theresa Catharina