POVOS  INDÍGENAS  DO  BRASIL

Mais de 245 etnias diferentes estão representadas atualmente nos povos indígenas do Brasil. Falam pelo menos 185 línguas. Somam uma população em torno de 350 mil pessoas, que vivem em comunidades.

Nos centros urbanos, há pelo menos 192 mil índios.

Entre os valores culturais que os indígenas nos ensinam estão o respeito ao meio ambiente, a agricultura da coleta de produtos naturais e os seus métodos de caça e pesca.

As sociedades indígenas brasileiras, em seu estado original, demonstram ser uma comunidade solidária, igualitária, sem diferenças de bens materiais, isto é, nelas não encontramos ricos e pobres individualmente: quando a tribo passa fome, dificuldades e problemas, todos os membros passam fome, enfrentam problemas em conjunto, lado a lado, como um todo, uma coletividade.

Pedro Sales, que integra a liderança dos índios Kaingangs do Rio Grande do Sul, destaca que os índios não têm o conceito de propriedade da terra, explicando, lírica e racionalmente:

"A terra nos dá alimento e água,igual à mãe que oferece alimento de seu corpo para o seu filho."

A CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - objetiva, com a Campanha da Fraternidade 2002, levar o povo brasileiro a um processo mais que urgente de reflexão crítica sobre o que estamos devendo a nossos indígenas e o que podemos aprender com eles!

Os erros do passado precisam ser corrigidos, sem mais demora!

E todos os brasileiros serão beneficiados com esse presente de reparação,e na busca de uma integração nacional capaz de nos conduzir a um futuro sem exclusão.

Brasília-DF, 20 de fevereiro de 2002
Theresa Catharina de Góes Campos