Salamanca

Arte por todos os cantos

Peças de teatro, música, festivais, concertos, lançamentos de livros: até dezembro, diversos eventos culturais acontecerão na cidade espanhola, eleita a Capital Européia da Cultura de 2002

Eugenio Bortolon

Especial para o Correio

Palácio de Monterrey: graças à riqueza e ao excelente estado de conservação dos prédios e monumentos, Salamanca recebeu o título de patrimônio da humanidade, concedido pela Unesco. Agora, a cidade será palco de muitas manifestações artísticas, ao ser eleita a capital cultural européia de 2002

Nas muitas igrejas de Salamanca, é possível ter uma aula de arquitetura. Os estilos passeiam pelo barroco, gótico, além, claro, da influência árabe, notada em muitas das construções da cidade

A Plaza Mayor (terceira foto de cima para baixo), construída no século 18 e palco de touradas no passado. Hoje abriga cafés e bares e é um ótimo lugar para se explorar a pé. Logo acima, a Plaza de Anaya: pausa para descansar e namorar. A espanhola Salamanca é uma cidade forte, cheia de tradição e de influências de povos e culturas. É uma potência de atrações e, por isso mesmo, foi escolhida para ser a Capital Européia da Cultura de 2002 - um título cheio de orgulho e que a obriga a ser um ponto de referência durante todo o ano. E já está sendo. As atrações começaram no início de 2002 e vão se perpetuar dia após dia até dezembro. Teatro, música, cinema, shows, espetáculos, festivais, concertos, lançamentos de livros, obras e tudo o que você possa imaginar vai acontecer por lá. Qualquer dia, semana ou mês que o turista escolher para ir a Salamanca vai acontecer alguma coisa muito especial.

Um consórcio composto por diversos setores representativos - ministérios da Educação, Cultura e Esporte da Espanha, além da Junta de Castela e Leão, onde a cidade fica localizada, no centro do país, a Prefeitura de Salamanca, a Universidade de Salamanca e a Caja Duero, uma instituição econômica muito forte - prepararam a cidade, desde 1995, quando foi definida a sua escolha para ser uma capital cultural exemplar.

Além de toda a programação, o pessoal tratou de melhorar e ampliar a infra-estrutura existente na cidade - novos restaurantes e hotéis surgiram, avenidas, estradas, equipamentos de lazer e diversão foram ampliados, além da contratação de gente ''da pesada'' para executar a programação cultural. O turismo também quer crescer com esta agitação cultural e pretende receber o dobro de visitantes que costumam viajar para a cidade anualmente - 1,5 milhão.

Fundada em 1218, a Universidade de Alberga é o ponto principal de Salamanca, o eixo que a tornou famosa e criativa, uma região de cérebros importantes. É a mais antiga instituição da Espanha, o que dá à cidade um status privilegiado no contexto europeu. Esta condição de receber e favorecer encontros de conhecimentos de diversas áreas e procedências, onde pessoas de todos os cantos do planeta vão ali buscar alguma coisa, alguma idéia ou fazer alguma pesquisa, tornou Salamanca um pólo chave da cultura, ou, como bem dizem os espanhóis, ''uma cidade do pensamento''.

Outro fator que favoreceu a escolha de Salamanca, por parte do conselho de ministros da Cultura da União Européia, foi o próprio título de Patrimônio da Humanidade, uma concessão da Unesco. Além disso, o intenso cosmopolitismo e sua extraordinária atividade cultural colaboraram para que a decisão fosse acertada. Nestes últimos cinco anos, a cidade enfrentou uma revolução de obras para ser aquilo que os espanhóis denominam de ''lugar inimitável''. Foram construidos um Centro de Artes Cênicas e o Edifício Multiuso para uma variedade de opções culturais. Também está sendo feita a recuperação de espaços importantes, entre eles o Teatro Liceo, o mais tradicional da cidade, o Centro de Arte, antigo Centro Penitenciário, e a sala de exposições Santo Domingo.

Dinheiro para tudo isso não faltou. Os governos nacional, regional e local não mediram esforços para colocar ali todas as verbas possíveis para que nada faltasse ao visitante. O retorno será, evidentemente, muito maior do que os 300 milhões de dólares investidos.

Monumentos imperdíveis

Salamanca tem 180 mil habitantes e muitas coisas para se visitar. Localizada na região de Castela e Leão, parte norte do grande planalto do centro da Espanha, uma área caracterizada por planícies de cor ocre e muitas colinas repletas de castelos - como em Ávila, Leão, Zamora, Segóvia, Valladolid, Burgos e Sória. Na história espanhola, as chamadas províncias do centro tiveram uma forte influência na língua, religião e cultura do país. Suas cidades históricas preservam algumas das mais impressionantes obras arquitetônicas da Espanha.

Em Salamanca, os pontos altos são a Universidad, a Catedral Vieja e a Catedral Nueva e a Plaza Mayor. Salamanca é considerada a melhor vitrine da arquitetura renascentista e plateresca da Espanha (estilo artístico ornamental, empregado especialmente em arquitetura, que surgiu na Espanha durante o Renascimento, desenvolvendo-se também no período barroco). Ela foi fundada como um povoado ibérico na época pré-romana e caiu em poder de Aníbal em 217 a.C. Os irmãos Churriguera se destacam entre artistas e artesãos da cidade e suas obras estão espalhadas por todos os cantos, prédios e na Plaza Mayor - praça do século 18, uma das maiores e mais grandiosas da Espanha. Confira aqui detalhes imperdíveis da Capital Européia da Cultura de 2002:

Catedral Vieja e Catedral Nueva: as duas existem simultaneamente. A nova não substitui a velha. A Nueva, do século 16, construída ao lado da Vieja, é uma mistura de estilos arquitetônicos, principalmente gótico, com adições renascentistas e barrocas. A Vieja, dos séculos 12 e 13, tem como destaque o nicho atrás do altar com 53 painéis pintados por Nicolás Florentino. Ficam ao redor da padroeira de Salamanca, a Virgem de la Veja.

Universidad: a histórica universidade, fundada em 1218, tem uma fachada do século 16 no Patio de las Escuelas e um exemplo perfeito do estilo plateresco. O seu interior, cheio de reminiscências da sua história de quase 800 anos, é um grande espetáculo.

Plaza Mayor: Foi construída por Filipe V para agradecer à cidade o apoio obtido na guerra da Sucessão Espanhola no século 18. Já foi utilizada para touradas, mas hoje é um lugar para passeios e compras. Há ótimos cafés por ali.

Puente Romano: ponte sobre o rio Tormes, construída no século 1 d.C. Ela mantém 15 dos seus 26 arcos originais. Dali se tem uma visão espetacular da cidade.

Casa de las Conchas: transformada em biblioteca, é identificada pelo muro com pedras em forma de conchas.

Torre del Clavero: torre do século 15. Possui os torreões originais. Eles são adornados com o brasão de seus fundadores e treliças mudéjares (estilo mourisco, dos mouros que dominaram a Espanha durante oito séculos, tem linhas retas entrelaçadas, formando desenhos geométricos).

Iglesia Convento de San Esteban: é do século 16. Hoje é um monastério dominicano. Fachada plateresca da igreja é entalhada com um relevo delicado e ricamente ornamentado. Acima da porta há um friso decorado com medalhões e brasões. O interior da igreja surpreende com um altar em colunas douradas, espiraladas, decoradas com vinhedos, obra do ano 1693.

Convento de las Dueías: esculturas de demônios, caveiras e rostos atormentados nos capitéis do belo claustro de dois andares contrastam com os delicados entalhes da Virgem. Obra do século 16. O nome do local vem das conchas de vieira de pedras douradas que recobrem a maior parte do seu muro. As conchas são o símbolo da Ordem de Santiago.

Casa de las Muertes: o nome deve-se aos pequenos crânios incrustrados em sua fachada. Ela também apresenta figuras grotesca e uma moldura decorada com querubins. A fachada foi projetada em 1513 e é um belo exemplo do estilo plateresco primitivo.

Museo Art Nouveau y Art Déco: o acervo deste edifício do século 19 inclui quadros, jóias e móveis de toda a Europa. É curioso e impressionante, segundo consta na apresentação do seu folheto.

Torre del Clavero: É o último vestígio do palácio que ficava ali. Construido em 1480, recebeu seu nome do ex-morador e guardião da chave (clavero), da Ordem de Alcântara.

SERVIÇO

Internet

www.salamanca2002.com

Informações

Escritório Espanhol de Turismo - Rua Zequinha de Abreu, 78. CEP: 01250-050, São Paulo - SP. Fone: (0XX11) 3865-5999.

© Copyright CorreioWeb Fale com a gente Publicidade