Dicas de português

Correio Braziliense

Brasília, domingo,

24 de fevereiro de 2002

Dicas de português

Por Dad Squarisi

dad@correioweb.com.br

Recado

''Há palavras que choram e lágrimas que falam.''

Cowley

Palmas para o Marea

Viva! Nem tudo está perdido. Há luz no finzinho do túnel. Prova-o a propaganda do Marea. Nela, dois acertos. Um: a regência do verbo chegar. O outro: o emprego do aonde.

Diz o texto: ''Você chegou ao mundo. Você chegou à adolescência. Você chegou à juventude. Você chegou à universidade. Você chegou à maturidade. Você chegou aonde queria''.

Viu? Quem chega chega a algum lugar: FHC chegou à Suécia. Cheguei atrasada ao trabalho. Paulo chegou a Belô sob forte chuva. Jade chegou ao Marrocos. ''Espero que a dengue não chegue ao Maranhão'', disse Roseana. 

O aonde é uma respeitável palavra casada. Resulta do encontro de dois olhares. A preposição a dá uma espiadinha no pronome onde. Sente atração irresistível. Ele também. Aí, ambos juntam os trapinhos. E ficam colados para sempre.

Mas a paixão não se acende sem mais nem menos. Tem requintes. Só ocorre com verbos de movimento que exigem a preposição a. É o caso de ir. Quem vai vai a algum lugar: Aonde você vai? Vou ao Recife. Não sei aonde ele vai. Gostaria de saber aonde eles foram.

Chegar joga no mesmo time. É verbo de movimento que pede a preposição a: Aonde você chegou? Pode me dizer aonde Itamar chegará? Você chegou aonde queria.

Moral da história: pode-se fazer uma bela propaganda sem bater na língua. Aleluia!

Doença gilete

O dengue? A dengue? A doença que apavora o verão brasileiro é gilete. Corta dos dois lados. Pode ser masculina ou feminina: A (O) dengue pegou 34 mil pessoas no Rio. A (O) dengue atinge cerca de 4 mil municípios.

Deus nos proteja!

Palmas para a Coca

A propaganda da Coca não fica atrás. Romário, cercado de gatonas por todos os lados, pergunta malicioso: ''Quem disse que eu não vou à Copa?'' O vascaíno resistiu à tentação. Não caiu na fria de dizer ''vou pra Copa''.

Ir a indica deslocamento breve. Ir e voltar em pouco tempo: Vou ao clube. FHC foi à Suécia. Vamos a Palmas passar o fim de semana? Fui ao supermercado.

Ir para dá recado contrário. É ir para não mais voltar. Ou para ficar um tempão: ''Quando eu morrer'', escreveu Álvaro Moreyra, ''com certeza vou pro céu''. Vou para Nova York fazer um curso de pós-graduação. Vá para o inferno.

Quem diria?

Com a dengue, o mosquito virou manchete. O Aedes aegypti responde pelo sucesso. A picada do danadinho faz vítimas a torto e a direito. Infecta milhares de desavisados. Mas o nome não faz jus aos estragos. Mosquito é diminutivo de mosca. Quer dizer mosca pequena.

Conclusão: tamanho não é documento.

Embalagem furada

Valha-nos, Deus! Começou o horário eleitoral. Os candidatos se embalam como presente de casamento. Mas morrem pela boca. Aconteceu com César Lacerda. O deputado disse que fez e aconteceu. Entre os tantos projetos, orgulha-se deste: ''Trabalhamos no fechamento dos bares após 22 horas''.

O homem se esqueceu de liçãozinha elementar. A indicação de horas é sempre acompanhada de artigo: Trabalhamos no fechamento dos bares após as 22 horas. Estudo das 8h às 18h.

Leitor pergunta

Tenho muitas curiosidades. Uma delas é o significado e o emprego dos prefixos. Com a dengue, dois viraram moda. Infra é um deles. Dizem que o mosquitinho faz a festa por falta de infra-estrutura. Ultra é outro. Com a picada, o organismo fica ultra-sensível. Pode aprofundar o assunto? Luciano Marinho, Rio

Ultra é chique pra chuchu. Ora tem origem culta. Quer dizer além de, mais longe. É o caso de ultrapassar, ultramar, ultratumular. Ora tem raiz popular. Significa extremamente. Valem os exemplos de ultrademocrático, ultra-animado, ultra-sensível.

*****

Infra significa abaixo, em posição inferior: infra-estrutura, inframedíocre, infra-seção.

*****

Eles têm um ponto comum. Ambos exigem hífen quando seguidos de palavras iniciadas por vogal, h, r e s: ultra-ativo, ultra-humano, ultra-resistente, ultra-som; infra-estrutura, infra-humano, infra-regional, infra-som. 

*****

Nos demais casos, é tudo coladinho: ultravioletra, ultraconservador, infravermelho, infraconstitucional.

© Copyright CorreioWeb Fale com a gente Publicidade.