Animais torturados

Correio Braziliense

Brasília, domingo,

24 de fevereiro de 2002

Animais torturados

Liliane Barki

Brasília

Quantas vezes você já se revoltou ao ver um cavalo esquelético, doente, puxando uma carroça com excesso de peso e ao som de chicotadas? O desrespeito a esses animais tão dóceis, que apesar do tamanho são muito frágeis, está passando dos limites: é comum vê-los sangrando por causa dos arreios improvisados por ferros e arames. Vê-los exaustos, com sede e fome, deixados no asfalto quente horas e horas à espera de novas ordens ou, depois de um dia inteiro de trabalho, ainda serem alugados para trabalho noturno.

Quando não servem mais, são abandonados à própria sorte. Um animal que viveria 30 anos, nessas condições, vive três! Você pode ajudar a mudar essa situação. Exerça seu direito de cidadão! Denuncie!

A quem recorrer: exija a fiscalização do Detran, já que os carroceiros desrespeitam o Código Nacional de Trânsito se trafegarem em carroças improvisadas, sem placa, sem sinalização, sem carteira de carroceiro, com cavalos doentes, apresentando perigo para eles mesmos e para o trânsito.

Chame um policial ao perceber que o animal não agüenta o peso, se está debilitado ou se está sendo mal tratado, e cite a Lei nº 9.605/98 de Crimes Ambientais. Maus tratos a animais é crime! Como cidadãos, pagadores de impostos, nós temos o direito de exigir o cumprimento das leis. Dizer não à crueldade, seja aos animais racionais ou irracionais, é dever de todos! Essa campanha conta com o apoio de Entidades de Defesa Animal do Distrito Federal: Sozed - Sociedade Zoófila Educativa; SHB - Sociedade Humanitária Brasileira; Unipa - União Protetora dos Animais.

© Copyright CorreioWeb Fale com a gente Publicidade.