Animais e maus-tratos

Correio Braziliense

Brasília, domingo,

03 de março de 2002

Correio do Brasiliense

Artigos / Quadrinhos / Desenhos / Fotos do leitor

Contribuições devem incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato. E-mail: catalao@correioweb.com.br

Animais e maus-tratos

Denise Macedo

Brasília

Infelizmente, com a aproximação de mais um ano eleitoreiro, vemos novamente a intenção, nas mais variadas esferas políticas, de criarem programas e leis ineficientes na resolução de sérios problemas deste país. Recentemente tivemos a regulamentação do transporte a tração nos centros urbanos. Como sabemos, constitui-se um problema a criação de leis sem a capacitação da sociedade ou do próprio governo em fiscalizar o cumprimento das mesmas.

Outro ponto crítico: os centros de controle de zoonoses não seguem uma política preventiva no trato de animais. Inúmeras são as entidades de proteção aos animais que tentam implementar políticas corretas de gerenciamento da questão. Uma delas refere-se à conscientização das pessoas sobre a posse responsável dos mesmos. Mais uma vez esbarramos numa questão muito simples: educação.

Em 2001 tivemos tristes episódios pelo uso de animais em circos. Daí a campanha ''Circo legal não tem animal''. Tudo isso para não falar ainda das rinhas, rodeios e tráfico de animais. O cenário é cada vez mais grave, mas sou de opinião que ainda podemos contar com meios de comunicação e com a própria sociedade, os quais representam uma esperança de que os corretos valores e conceitos a serem adotados por uma nação possam ser disseminados a toda a população.

Como cidadã, e também em nome de todos aqueles que buscam uma sociedade mais justa, sugiro o engajamento de todos numa árdua luta por uma mudança cultural, mas que certamente agregará valor importantíssimo, que é o respeito às outras formas de vida e, por conseguinte, o respeito às leis pertinentes.

© Copyright CorreioWeb Fale com a gente Publicidade.