A lição dos devotos de Valparaíso

Correio Braziliense

Brasília, quarta-feira,

27 de fevereiro de 2002

A lição dos devotos de Valparaíso

Admiradores de Madre Paulina criaram na cidade goiana uma instituição comunitária para ajudar necessitados em 50 localidades do país. Os fiéis contam com orgulho as graças recebidas depois das preces para a religiosa

Da Redação

Antônio Siqueira

Nilza de Souza (D), com o terço na mão, conta satisfeita: ''Madre Paulina é a devoção da minha vida'' Em meados de 1973, José Ferreira Gomes capinava num roçado em Serra Grande, interior do Ceará, quando sentiu uma picada no dedo indicador. Ainda deu tempo de ver a cobra sumir no mato. Por muitos dias, esteve à beira da morte. Recuperou-se, mas ficou com uma seqüela: enxergava com dificuldade. Anos depois, em 1987, conheceu a história de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus quando se mudou para Valparaíso (GO).

Virou devoto. E em três anos deixou de lado os óculos que o ajudava a enxergar. Estava curado. Graça que credita à santa brasileira.

Agora coordena o grupo centro-oeste da Família Madre Paulina, a Famapa. A instituição foi fundada por devotos em 1995 na cidade goiana e ajuda os mais necessitados com o testemunho de Madre Paulina. O ponto de encontro dos religiosos em Valparaíso é a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

José Ferreira conta que existem outros 50 grupos em todo o país (leia ao lado). Ferreira não sabe o número exato de fiéis, admiradores, devotos. Tem certeza apenas da felicidade de ver a santidade de Madre Paulina reconhecida. ''Tinha fé na canonização da Madre. Por isso, fazemos o trabalho comunitário a exemplo dela'', explica o coordenador da Famapa, ao lado da imagem da santa, que veio da cidade catarinense de Nova Trento.

Os mais de 30 fiéis de Madre Paulina, em Valparaíso, tiveram ontem um dia especial. Vibraram com a confirmação do Vaticano da santidade de Madre Paulina. Mas, acima de tudo, agradeceram a Deus. ''Acompanhamos todo o processo e esperávamos há muito por isso'', orgulha-se o fiel Eustáquio de Deus Pinheiro. Eustáquio é outro coordenador da Famapa em Valparaíso.

Uma das fiéis seguidoras de Madre Paulina é a aposentada Maria de Lourdes Leite, 61 anos. Teve quatro filhas. A mais nova delas acabou mergulhando fundo nas drogas. Desapareceu por três meses. Maria de Lourdes se apegou à fé em Madre Paulina para enfrentar o que considera o pior momento de sua vida. A filha voltou para casa. Hoje, não usa mais drogas. ''Fiz o pedido e a Madre atendeu'', diz Maria de Lourdes.

Nilza de Souza Lima, 61, trabalhou a vida toda como funcionária pública e freqüenta a mesma paróquia em Valparaíso. Sua fé também teve momentos de provação. Católica, acredita em todos santos de sua igreja. Mas a alegria em ver canonizada Madre Paulina tem um motivo especial: ''Ela é a devoção da minha vida''.

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

Ó madre Paulina, tu que puseste

toda a tua

confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada

por Maria, te decidiste ajudar

teu povo sofrido,

nós te confiamos a Igreja

que tanto amas,

nossas vidas, nossa família,

a vida religiosa e

todo o povo de Deus.

(pede-se a graça desejada)

Madre Paulina, intercede por

nós junto ao Pai,

a fim de que tenhamos a

coragem de lutar na

conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno.

Amém

Ajuda aos carentes

A Família Madre Paulina (Famapa) foi fundada oficialmente em 1995 no Parque São Bernardo, em Valparaíso, pela Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição. Sua base de formação é um grupo de devotos da Madre Paulina que existe desde 1988. Hoje, cerca de 50 grupos da Famapa atuam em todo o Brasil inspirados na espiritualidade e na lição de vida de Madre Paulina. Integram a Famapa leigos, idosos, jovens, crianças. São rigorosos os critérios para ser um integrante da Famapa. É preciso assumir o compromisso de doação aos mais necessitados. Acompanhar o grupo por dois
meses como período de preparação, participar assiduamente dos encontros da Famapa e, principalmente, mostrar interesse em conhecer a vida e a obra de Madre Paulina.

© Copyright CorreioWeb Fale com a gente Publicidade.