Ser mulher

Correio Braziliense

Brasília, domingo,

10 de março de 2002

Ser mulher

Maria Costa Marques

Ser mulher é algo que vai além, muito além da capacidade de reproduzir a vida; ser mulher é mais do que ter um visual feminino e uma fragilidade aparente; ser mulher é, muitas vezes, ser o fiel da balança na busca do equilíbrio; ser mulher é ter consciência do seu papel na sociedade moderna; ser mulher é saber viver na justa medida de muitos verbos, dentre os quais destaco: participar no âmbito de sua realidade, de maneira que possa influir para melhoria das relações humanas; colaborar com boa vontade, sem, contudo, cometer o erro da subserviência; contribuir com estímulos ou trabalho onde haja necessidade de sua contribuição; tolerar as ações e reações do próximo, sem, entretanto, perder o limite dessa atitude; compreender (verbo danado de difícil) que é preciso prescindir do egoísmo. Se colocar no lugar do outro; preservar não só o verde, mas tudo que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida; agradecer sempre por qualquer colaboração que receba. Isso demonstra educação e estimula o bem viver.

Elogiar estimula, dá bons resultados; todavia, sem exageros ou ironias; lutar ombro a ombro sem prevalecer da ''condição de ser mulher''; avançar sempre, porém sem ferir susceptibilidades. Há momentos para ceder e para ir em frente; ceder politicamente, pois conviver ou coexistir exige jogo de cintura; respeitar as leis e o próximo. O mundo será melhor quando todos tivermos essa consciência. Imitar do sexo oposto o que for digno e bom, pois assim seremos exemplos de humanidade e fortaleza; exigir respeito à sua condição de ser feminino, pois o Criador assim nos distinguiu; cobrar, como cidadã, atitudes e ações dignas do governo e da família, não se esquecendo da contrapartida; ''rodar a baiana'' sem perder a elegância.

Defenda seus interesses. Principalmente, se for a sua cara-metade; fortalecer-se não quer dizer ser de ferro, inflexível. Desarme seu espírito, deixe fluir a vida, que é curta e única.

Jamais perca de vista o gosto de ser mulher, de se fazer bonita, de contemplar o belo, de desejar o melhor para si, de cultivar a boa forma física, de se preservar sadia, de sonhar, sonhar com olhos abertos, de chorar de alegria ou emoção, de rir, rir um riso solto, alegre, feliz. Feliz por ser mulher. Por que não?

© Copyright CorreioWeb Fale com a gente Publicidade.