Antitranspirantes e o câncer de mama

Katrina Scott

Há um tempo atrás, assisti a um seminário de Conscientização de Câncer no Seio com Terry Birk, com o apoio de Dan Sullivan.

Durante o debate, perguntei por que é que a região mais comum (e ao que parece, a mais mortal) de Câncer do Seio estava perto da axila. A minha pergunta não pôde ser respondida naquele momento. A resposta foi-me enviada há pouco tempo e acho interessante que a minha pergunta tenha tido resposta.

Desafio todos a repensar o seu uso diário de um produto que poderia conduzir, em última instância, a uma enfermidade terminal. A partir de hoje mudarei os meus hábitos. Paranóia? Acho que não. Precaução? Espero que sim ! Uma amiga enviou-me isto e eu mostrei a uma amiga que está fazendo quimioterapia e ela disse que também tinha ouvido falar deste fato num grupo de apoio recentemente. Gostaria de ter tido conhecimento disto há 14 anos.

Uma das causas principais de câncer no seio é o uso de antitranspirantes. O que são ? Uma concentração de toxinas e chumbo para mutação: de célula a.k a. CÂNCER. Sim, ANTITRANSPIRANTE. A maioria dos produtos é uma combinação de antitranspirante/desodorizante. Na hora de comprar o seu desodorante, confira as etiquetas, verifique o rótulo. Se tiver escrito DESODORIZANTE (ou apenas desodorante) tudo bem! Mas ANTITRASNSPIRANTE NÃO ! Aqui está o porquê: O corpo humano tem algumas áreas que usa para eliminar toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, área da virilha e axilas. Onde as toxinas são eliminadas sob a forma de transpiração. Antitranspirante, como o nome claramente indica, impede-o de suar, inibindo assim o corpo de eliminar toxinas debaixo das axilas. Estas toxinas não desaparecem num passe de mágica. Pelo contrário, o corpo deposita-as nos nódulos linfáticos debaixo dos braços, já que não pode suar. Quase todos os tumores do seio acontecem no quadrante superior da área do peito.

É justamente onde os nódulos linfáticos estão localizados. Além disso, os homens têm menos probabilidades (mas não estão completamente isentos ) de desenvolver câncer do seio devido ao uso de antitranspirante, porque a maior parte do produto fica nos pelos e não é diretamente aplicado na pele.

As mulheres que aplicam antitranspirante logo depois de raspar as axilas aumentam o risco, porque raspar causa cortes quase imperceptíveis na pele, que dão às substâncias químicas canais para penetrar no corpo pela área das axilas.

POR FAVOR, passe isto para todos aqueles com quem você se preocupa. O câncer do seio está a tornar-se assustadoramente comum. Esta consciência pode poupar vidas. Se você e cético sobre estas descobertas, proponho que faça alguma pesquisa e asseguro-lhe que chegará às mesmas conclusões."

Katrina Scott

Diretora Assistente de Marketing De Esporte Univ. Maryland

P.O. Box 295

Cole Field House/Campus Drive

College Park, MD 20741-0295