FILMES IRANIANOS

Theresa Catharina de Góes Campos

"O  CINEMA  é  uma expressão artística profunda. Uma arte que precisa conservar sua ética, consciência e moral; sem perder a capacidade de olhar. Comprometido com a verdade.

Cada filme deve ter uma mensagem para a humanidade capaz de elevar o ser humano a um estado engrandecedor. As imagens cinematográficas devem refletir com respeitável sensibilidade o relacionamento humano, buscando a aproximação entre as pessoas e derrotando a imobilidade e o silêncio.

Em busca da verdade dos sentimentos, os cineastas iranianos procuram fazer filmes que mostrem o que os olhos não vêem e que digam o indizível. Repleto de alma inquieta o Cinema Iraniano trata de valores universais, rompendo assim com suas fronteiras demarcadas e dignificando a verdadeira essência da vida."

(Texto de autoria de Alexandre  Santos, no folheto de  apresentação do II Festival de Filmes Iranianos, promovido em 1998 pela Embaixada da República Islâmica do Irã: em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Recife).

Destaque para a mostra, bem diversificada quanto a gêneros, temas, estilos.

" Onde é a casa do amigo?"  (Irã, 1987 - 90' )- de Abbas Kiarostami;

"Os inquilinos" (Irã, 1987 - 130' ) - de Dariush  Mehrjui;

"Um ingresso, dois filmes"  (Irã, 1991  -  90' )  de  Dariush  Farhang;

"O  ciclista " (Irã , 1989-  75' )  - de  Mohsen  Makhmalbaf

"Capitão  Khorshid" ( Irã, 1987 - 117')  de  Nasser  Taghvai

"Fim da Infância" (Irã, 1994 - 90') de Kamal Tabrizi; e

"Pequeno  Pássaro de Felicidade" (Irã, 1988 - 90') de Pooran Derakhandeh.

Recomendo com louvor outras obras cinematográficas de cineastas iranianos:

de Mohsen Makhmalbaf - "Salve o Cinema" (Salam  Cinema - Irã, 1995), "Um instante de Inocência"  e "Gabbeh"; de Abbas  Kiarostami - "Através das Oliveiras" (1994); de Jafar  Panahi - "O Balão Branco" - (Prêmio Câmera de Ouro no Festival de Cannes de 1995); de Ebrahim  Forouzesh - "O  Jarro".

" A  quinta estação" e "Gosto de Cereja"; "Filhos do Paraíso"; "A maçã", "O círculo"; "A Cor do Paraíso"; "O voto é secreto" -  são também minhas recomendações.