Trecho de Nota Oficial: SJP-DF repudia agressões a jornalistas profissionais

Sindicato repudia agressões a jornalistas profissionais

Trechos de NOTA OFICIAL :

O SJP-DF repudia agressões a jornalistas profissionais

(...)

A categoria dos jornalistas é regida por um Código de Ética que condena todo e qualquer desvio comportamental no exercício da profissão. Para resolver as dúvidas sobre a ética profissional, existe no Sindicato uma Comissão de Ética que pode ser acionada por qualquer cidadão que se ache prejudicado por matérias impressas ou divulgadas por meios eletrônicos.

A acusação contra qualquer trabalho jornalístico deve, obrigatoriamente, vir acompanhada de desmentidos cabais e demonstráveis, caso contrário, apenas acrescerá o já enorme rol de distorções e manipulações informativas que visam intimidar o trabalho jornalístico de investigação sobre a administração pública.

Sem endossar a linha editorial de qualquer empresa jornalística, das quais também cobramos isenção e responsabilidade social de bem informar, o Sindicato dos Jornalistas condena a tentativa de rebaixar o nível dos debates que envolvem as eleições. Essas atitudes não contribuem para o aperfeiçoamento da combalida e precária democracia brasileira.

Exigimos respeito à profissão e aos profissionais que trabalham com ética e zelo na defesa dos direitos fundamentais do cidadão. Defendemos o direito dos eleitores de participar de um pleito eleitoral baseado em debates, idéias e propostas. Condenamos ataques e manipulações grosseiras que tiram dos eleitores o direito de escolha baseada em informações e critérios democráticos.

Brasília, 18 de setembro de 2002

A Diretoria do SJP-DF

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal