Governo brasileiro apóia o processo de conciliação entre Belize e Guatemala

Brasília, 30 de setembro de 2002

 

Tendo em vista sua tradição diplomática e seus laços de amizade com Belize e com a Guatemala, o Governo brasileiro apóia o processo de conciliação para a solução do diferendo fronteiriço entre esses dois países.

Expressamos ainda nosso reconhecimento aos conciliadores, Sir Shridath Ramphal e Dr. Paul Reichler, que, como grande empenho, vêm propiciando a continuidade das negociações, bem como à Organização dos Estados Americanos na pessoa de seu Secretário-Geral, Dr. César Gaviria, cuja contribuição ao processo negociador vem sendo de grande importância.

O Brasil, como país que tem pautado sua atuação externa pelo respeito aos princípios de direito internacional incorporados às Cartas da OEA e das Nações Unidas, em particular o da solução pacífica de controvérsias, vê hoje com satisfação os esforços que os Governos de Belize e da Guatemala vêm envidando no sentido de chegar a um entendimento que preserve o interesse nacional dos dois países e ponha fim a uma antiga controvérsia territorial em nosso hemisfério."