TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA A AMÉRICA LATINA

PAOLO LUGARI

Conferência Aberta, dia 08/03 em Brasília/DF, e curso de Tecnologias Sustentáveis para a América Latina, dias 09 e 10/03 na sede do IPEC.

O IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado e a PAL - Permacultura América Latina anunciam uma oportunidade única de conhecer a melhor história de sucesso da América Latina.

Las Gaviotas é conhecida por muitos como uma Comunidade Utópica, mas ao contrário das utopias, Las Gaviotas é uma realidade, um lugar, uma comunidade que, nas palavras de Gabriel Garcia Marquez, foi criada para "re-inventar o mundo".

Em 1976 o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) designou Las Gaviotas como uma Comunidade Modelo, creditando-a com mais de 50 tecnologias novas e apropriadas. Las Gaviotas é uma comunidade com 200 residentes que ocupa 15 mil hectares, localizada em Vichada, no lado oriental do Cerrado Colombiano. Todos os membros da comunidade, além de mais de 1000 vizinhos, trabalham no Centro Las Gaviotas, uma fundação sem fins lucrativos dedicada a um ideal que é simultaneamente ancestral e moderno: o desenvolvimento sustentável.

A comunidade foi formada em 1966 por um grupo de cientistas idealistas e engenheiros que buscavam um modelo alternativo de desenvolvimento baseado nas tecnologias apropriadas, no uso sustentável de recursos e no desenvolvimento social regional.

PAOLO LUGARI, o fundador do projeto, recebeu o prêmio de uma bolsa de estudos da FAO (Food and Agrigulture Organization) da ONU para estudar os efeitos da superpopulação no Oriente e as suas possíveis implicações. Ao retornar fundou Las Gaviotas, como um laboratório vivo onde as pessoas dos países em desenvolvimento pudessem desenvolver soluções locais para os problemas de sustentabilidade, sem depender da importação de tecnologias dos países ricos.

Nos últimos 30 anos, uma multidão de químicos, engenheiros, médicos, artesãos, arquitetos e meninos de rua, além do povo indígena Guahibo, têm alcançado resultados impressionantes. Eles revolucionaram o uso da energia solar, criando fornos, aparelhos de ar condicionado e refrigeradores solares. Também redesenharam cata-ventos e bombas eólicas, reduzindo radicalmente o número de partes móveis nestes equipamentos, com a consequente redução drástica da manutenção necessária.

Com financiamento da ONU, o Centro Las Gaviotas estabeleceu uma representação em Bogotá e começou a disseminar suas tecnologias inovadoras por toda a Colômbia. Construíram mais de 40.000 aquecedores solares, 8000 cata-ventos e 700 aquedutos para transportar água potável dos poços. Todas estas tecnologias foram desenvolvidas utilizando materiais simples e disponíveis, e até mesmo reciclados. Por muitos anos os "Gaviotanos" se sustentaram pela venda destas tecnologias. Um bairro inteiro de Bogotá recebeu a instalação de aquecimento solar, o maior programa deste tipo no mundo. Outro exemplo marcante é o hospital rural, que opera em 100 % de energia renovável, que foi declarado pela Associação Japonesa de Arquitetura como sendo uma das cem mais importantes edificações do mundo.

No entanto, a medida em que a guerra civil na Colômbia piorou, a indústria de tecnologias sustentáveis perdeu seu espaço e o apoio da ONU foi interrompido. A viagem para Las Gaviotas se tornou muito perigosa com a presença dos narco-traficantes e das guerrilhas, e a comunidade passou por uma década de isolamento e grandes desafios. Mas sem perder as esperanças, Las Gaviotas foi re-inventada, focalizando seu trabalho agora no reflorestamento da Savanah colombiana. Utilizando uma técnica revolucionária de inoculação do Pinho Caribenho com micorriza local, a criação de viveiros e máquinas de plantio arbóreo, plantaram 10 milhões de árvores em 15 mil hectares. Hoje os pinheiros formam um dossel que abriga a renegeração da histórica floresta, e mais de 250 espécies, até então desconhecidas, já foram identificadas. Os pinheiros produzem também uma resina, que é refinada na indústria sem resíduos (emissão zero) e vendida como colofonia refinada para o mercado europeu.

Las Gaviotas é hoje uma comunidade independente na sua economia e em energia.

VENHA CONHECER DE PERTO A HISTÓRIA DE LAS GAVIOTAS E AS SOLUÇÕES EM TECNOLOGIAS APROPRIADAS PARA A AMÉRICA LATINA COM O FUNDADOR E CONVIDADO ESPECIAL DO IPEC E DA PAL

PAOLO LUGARI

Dia 8 de Março 2003 - Conferência aberta em Brasília - DF

Dias 9 e 10 de Março 2003 - Curso na sede do IPEC em Pirenópolis - Goiás

Inscrições e informações

www.permacultura.org.br/ipec

ipec1@terra.org.br

61-9645-6333 - GUSTAVO