"Pedaços de amizade”

Amizades são feitas de pedacinhos.

Pedacinhos de tempo que vive com cada pessoa.

Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo que vive em cada um. Minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro.

Assim, há amizades que são feitas de risos e dores compartilhados; outras, de escola; outras, de saídas, cinemas, diversões; há ainda aquelas que nascem e a gente nem sabe de quê, mas que estão presentes. Talvez essas sejam feitas de silêncios compreendidos, ou de simpatia mútua sem explicação. A linguagem do coração, que nem sempre é falada. Aprendemos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las pela sua aparência ou modo de ser. Aceitamo-las como são.

Há amizades muito profundas que são criadas assim.

Eu acho que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante. Porque tempo gasto com amigos é tempo ganho, aproveitado, vivido. São lembranças para cinco minutos depois ou anos até.

Um amigo se torna importante pra nós, e nós para ele, quando somos capazes, mesmo na sua ausência, de rir ou chorar, de perceber sua Presença e nesse instante o trazer bem pertinho da gente.

Dessa forma, podemos ter vários melhores amigos de diferentes maneiras.

O importante é saber aproveitar o máximo cada minuto vivido e ter depois no baú das memórias, horas para passar com os amigos, mesmo quando estes estiverem longe dos nossos olhos e o contato ser feito só através da saudade.

Letícia Thompson

Voltar