Projeto de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal

13  e  14  de maio/2003

====================

- SANTOS É PIONEIRA NO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DO CÂNCER BUCAL

Santos será a primeira cidade do Estado de São Paulo a ter o Programa de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal, num projeto integrado com várias instituições. O município foi escolhido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) que anunciou a decisão, no último dia 25, durante reunião com a coordenação de saúde bucal da SMS e diversas entidades.
O Município de Santos possui um dos Serviços de Saúde Bucal mais abrangentes, pesando também para a escolha a proximidade com a Capital e indicações da área política, inclusive do ex-chefe da Casa Civil do Estado, Rubens Lara.
O projeto será aplicado nos dias 13 e 14 de maio através de exames, diagnósticos e encaminhamentos dos casos suspeitos. Na próxima segunda feira (31), haverá mais uma reunião para definir os detalhes como locais de atendimento, material e outras providências. Além da SMS e CRO estão envolvidas na proposta as universidades Unimes, Unilus, Unisanta, a Associação dos dentistas de Santos e São Vicente e o Sindicato dos Odontologistas de Santos.

CÂNCER BUCAL
Os principais fatores que podem levar ao aparecimento do câncer de boca são: o vício de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Quando fumo e álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta mais de 100 vezes. Nos casos de câncer de lábio, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo. A melhor maneira de prevenir o câncer é evitar o cigarro, álcool, proteger-se do sol, eliminar fatores traumáticos na boca e realizar o auto-exame periodicamente.

POLI CAMPO GRANDE
Nesta segunda-feira (31), a Policlínica do Campo Grande abrirá após às 12 horas. A unidade ficará fechada pela manhã para a execução de serviços de limpeza, em razão da desinsetização realizada ontem (28) no período da tarde.


Envie esta notícia para um(a) amigo(a)

Seu nome:
Seu email:
Nome do(a) amigo(a):
Email do(a) amigo(a):