Nota Pública - Demissões de Jornalistas - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás

Demissões ameaçam os jornalistas e o jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás vem a público lamentar as demissões de jornalistas e de profissionais de apoio da redação do jornal O POPULAR. Cinco jornalistas e quatro auxiliares foram demitidos, sob a alegação simplista da necessidade de corte de gastos na redação.

É preciso salientar que O POPULAR pertence à Organização Jaime Câmara, o maior grupo de comunicação do Centro-Oeste e um dos maiores do País. O Sindicato dos Jornalistas não pode aceitar a propalada crise financeira dos grupos de comunicação como justificativa para o esvaziamento das redações e a demissão de profissionais. Se existe, de fato, uma crise, que os balanços das empresas venham a público e que outras soluções – que não a do desemprego – sejam buscadas. Há anos O POPULAR adotou a política de não substituir os jornalistas que por um motivo ou outro deixam a empresa, sob o argumento de evitar as demissões em massa, que agora faz injustificadamente.

Lembramos que o piso salarial dos jornalistas goianos é um dos mais baixos do País, assim como o salário médio dos profissionais. Lembramos também que este ano não conseguimos fechar um acordo coletivo de trabalho por ocasião da data-base da categoria (1º de maio), porque as empresas – a Organização Jaime Câmara encabeçando as negociações – sequer apresentaram uma contraproposta à proposta apresentada pelo Sindicato. A manutenção dos postos de trabalho foi o principal argumento apresentado pelas empresas para nem mesmo discutir um índice para a reposição salarial. Agora, mesmo sem reajustes, trabalhadores são demitidos.

É preciso salientar, ainda, a falta de democracia interna dentro dos diversos veículos da Organização Jaime Câmara – entre eles a redação de O POPULAR. Demissões, remanejamentos e quaisquer outras medidas que afetam os profissionais são tomadas à revelia das categorias que compõem o quadro de pessoal da Organização. As demissões ocorridas, mais uma vez, foram decididas pela cúpula, sem que até mesmos os editores das áreas afetadas fossem ouvidos.

O Sindicato dos Jornalistas lamenta a postura da Organização Jaime Câmara, lembrando que o diálogo é o melhor caminho para a construção de alternativas que favoreçam tanto as empresas quanto seus trabalhadores, além de possibilitar um ambiente de trabalho saudável.

Por fim, lembramos que um jornalismo responsável somente é possível com a valorização da categoria dos jornalistas e com condições de trabalho adequadas.

A DIRETORIA.

Voltar