Maestro Ira Levin conhece 68 Óperas de Memória

 

Maestro norte-americano Ira Levin se apresenta

no Festival de Ópera do Theatro da Paz (PA)

 

* Maestro conhece 68 óperas de memória, sem utilizar a partitura

 

Diretor musical do Theatro Municipal de São Paulo e regente da Orquestra Sinfônica Municipal, o maestro norte-americano Ira Levin, 45 anos, estará se apresentando no Festival de Ópera do Theatro da Paz em um recital de piano neste sábado (30 de agosto), às 20h no Theatro da Paz, em Belém(PA). Será uma oportunidade rara de ouvir um dos maiores maestros da atualidade. Levin tocará ao piano obras de Carlos Gomes, Mozart, Verdi, Chopin, Liszt e Wagner. “É um privilégio para o Festival ter um dos maiores intérpretes de Chopin do mundo e um dos grandes regentes de ópera da atualidade”, afirma Cleber Papa, diretor do Festival de Ópera e da São Paulo ImagemData, empresa produtora do evento.

 

Durante 18 anos, Ira Levin morou na Alemanha, se apresentando em quase todas as casas de espetáculos do país. Das mais de 100 óperas já apresentadas, o maestro sabe pelo menos 68 delas de memória, sem utilizar a partitura.A única parte do repertório que não tem ópera é o Chopin, mas ele foi influenciado por Bellini”, revela o maestro.

 

Natural de Chicago, Ira Levin assumiu no ano passado a direção musical do Theatro Municipal de São Paulo e a regência da Orquestra Sinfônica Municipal.

 

Ira  iniciou seus estudos de piano aos 10 anos de idade, tendo sido admitido na Northwestern University Music School dois anos mais tarde, sob a tutela de Donald Isaak. Entre 18 e 26 anos, estudou piano com Jorge Bolet no Curtis Institute of Music, na Filadélfia, tornando-se seu assistente.

 

Ainda na mesma instituição, estudou regência com Max Rudolf e música de câmara com Mischa Schneider e Felix Galimir. Aos 20 anos, Ira Levin foi agraciado com o primeiro prêmio no Concurso Nacional Chopin, nos Estados Unidos, iniciando uma série de concertos em seu país, na América do Sul e Europa, além de participações em rádio e televisão, mantendo, até hoje, atividade como recitalista. Desde os 26 anos, tem regido óperas e concertos sinfônicos no continente europeu, incluindo apresentações como regente e solista de concertos de Bach, Mozart e Beethoven.

 

Seu repertório operístico consiste em mais de 60 títulos, incluindo todas as mais importantes obras de Mozart, Verdi e Wagner, além de óperas mais raramente executadas de Busoni, Martin, Pfitzner e Braunfels. Suas execuções, mesmo sem ensaios prévios, têm sido objeto de grande aclamação do público e da crítica especializada. Em janeiro de 2001, regeu O Burguês Fidalgo, de Richard Strauss, com a narração de Sir Peter Ustinov. Em março de 2002, recebeu uma estrondosa ovação em sua estréia na Ópera Semper, de Dresden, regendo, sem ensaio, Tristão e Isolda e retornando dois dias depois para dirigir A Mulher sem Sombra.

 

Levin tem trabalhado com os principais cantores e diretores europeus. Foi regente assistente da Ópera de Frankfurt (1985-1988), regente titular da Ópera de Bremen (1988-1996) e da Ópera do Reno, em Düsseldorf (1996-2002), da qual se tornou o principal regente convidado.

 

Realizado pelo governo do Pará através da Secretaria Executiva de Cultura (Secult), e produzido pela São Paulo ImagemData, o Festival de Ópera do Theatro da Paz 2003 encerra-se no dia 04 de setembro com um concerto, ao ar livre, gratuito, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, o Coral Marina Monarcha e os cantores do Festival e regência do maestro Barry Marcel Ford.

 

Serviço:

Festival de Ópera do Theatro da Paz 2003. Até 4 de setembro. Recital de Ira Levin, dia 30 de agosto; Ingressos à venda na bilheteria do Theatro da Paz, de segunda a sexta, das 13h às 18h, sábado das 9h às 13h. Tel.: 212-7915 / 212-8147. Preços: de R$ 4 a R$ 10; estudante paga meia. Realização: Governo do Pará / Secult. Produção: São Paulo ImagemData

 

NÚCLEO ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fone: (11) 3871-2010

Claudio Oliveira (cel. 11- 9602 6265)

Ricardo Mangold (cel. 11 – 9187-3994)

e-mail: nucleo@terra.com.br

Voltar