Lançamento no Festival de Ópera do Theatro da Paz  - ver fotos

 

Principal crítico brasileiro de ópera lança, em Belém, seu 7 º livro

 O escritor e jornalista Lauro Machado Coelho, considerado o mais importante crítico brasileiro de ópera, lançou nesta quinta-feira (28 de agosto), em Belém, o livro "A Ópera Clássica Italiana", sétimo volume da coleção "História da Ópera", série que ele começou a escrever em 1989.

 O evento fez parte da programação oficial do Festival de Ópera do Theatro da Paz, realizado pelo Governo do Pará, através da Secult, e produzido pela São Paulo ImagemData.

 Lauro Machado Coelho já lançou seis volumes da coleção: "A Ópera Barroca Italiana", "A Ópera na França", "A Ópera Alemã", "A Ópera na Rússia", "A pera Romântica Italiana" e "A Ópera Italiana Após 1870". Além de "A Ópera Clássica Italiana", livro que será lançado hoje, ele já em prontos outros dois livros: "A Ópera Tcheca" (lançamento em novembro) e "A Ópera dos Estados Unidos" e "A Ópera de Richard Strauss" (lançamento em 2004). No momento, está escrevendo o 11º volume da coleção, "A Ópera da União Soviética". Seu plano é escrever, em seguida "A Ópera do Brasil".

 A coleção faz muito sucesso porque Machado Coelho reúne em seus livros o rigor da pesquisa histórica com a agilidade e a leveza do texto jornalístico, produzindo obras de profundidade e, ao mesmo tempo, agradáveis de se ler. "O mais engraçado - conta ele -, é que eu comecei a screver por necessidade. Eu dava aulas de História da Ópera e meus alunos reclamavam por uma bibliografia brasileira, que simplesmente não existia. As obras que eu recomendava eram todas em língua estrangeira". Por causa  disso, nas férias de 89, Lauro resolveu escrever um livro - um único livro -  sobre a história da ópera. "Obviamente, não consegui, porque era assunto demais. O livro ficaria muito superficial", diz ele.

 Lauro resolveu, então, escrever uma coleção, de 15 volumes. Mas também já desistiu dessa idéia. "Não me pergunte hoje quantos livros ainda vou escrever, porque simplesmente eu não sei", brinca ele. O jornalista atualmente exerce a crítica musical no Caderno 2 de O Estado de São Paulo. É também colaborador das revistas Concerto e Bravo.

 Serviço:

 Festival de Ópera do Theatro da Paz 2003. Até 4 de setembro. Dias 29, 31 de agosto e 2 de setembro, ópera "A Flauta Mágica", de Mozart; dia 30 de agosto, recital de Ira Levin; 4 de setembro, Concerto de Encerramento, ao ar livre, em frente ao Teatro. Realização: Governo do Pará / Secult.

 ASSESSORIA DE IMPRENSA

 Fones:

 (91) 224 7509, (91) 252 0862 e (91) 224 7355 rm 231

 Claudio Oliveira, cel. (91) 8117 9602

 Paula Ribeiro

 e-mail: nucleobelem@terra.com.br

Voltar