Propostas decentes

Publicado no Diário de Pernambuco, 5ª feira, 4/9/2003, p.A-3:

PROPOSTAS DECENTES

                                                          Tereza Halliday

                                                Jornalista e analista de discurso

                 

Há lições preciosas a extrair das Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Ítalo Calvino (Cia. das Letras). Ele as escolheu como temas de palestras que daria na Universidade Harvard se não tivesse morrido subitamente em 1985, aos 62 anos. Tratou-as como virtudes que deveriam guiar a atividade do escritor.  Mas são úteis também como valores para nortear todos os viventes neste primeiro século do milênio que apenas começou. Ei-las  redirecionadas para o nosso quotidiano, numa releitura pessoal e transferível:

         LEVEZA -  Se o ser leve demais não se sustenta, como assinala Milan Kundera, a leveza no ter promove o desenvolvimento sustentável da alma: menos roupas e sapatos, menos objetos que atravanquem a casa, menos desperdício, comidas mais leves e a leveza advinda de jogar fora os ressentimentos.

         RAPIDEZ – Não a pressa geradora de maus resultados, como sabiamente registram os ditados Quem tem pressa come cru e A pressa é inimiga da perfeição.  Mas sim, a rapidez como diligência que previne conseqüências desastrosas e faz as coisas acontecerem. Presteza para ajudar, prontidão para aprender, agir e, falhando, “levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima”.

         EXATIDÃO –  Entre os antigos egípcios era simbolizada por uma pluma chamada Maat – deusa do equilíbrio preciso da balança. Com esta metáfora Calvino nos insta a ser icásticos, isto é, dotados de fidelidade e precisão ao expressar idéias e repassar informações.  Somente na linguagem poética, a ambigüidade é virtude.

         VISIBILIDADE – É a antítese da ocultação de objetivos e sentimentos, não revelados por medo de desagradar ou falhar, por incapacidade de admiti-los ou ameaça de sanções. Não significa exibição mas sim, atuação. Em vez do barulhento e fútil “Cheguei!”, um suave e produtivo “Estou presente”.  Na política e na administração pública, é a virtude da transparência.

         MULTIPLICIDADE – O adjetivo correspondente é multíplice: relativo a mais de três. Cultivar este valor é aceitar que tudo pode ser visto por mais de três ângulos, que a sociedade é multíplice, com diferentes habilidades individuais dignas de estímulo e limitações dignas de respeito.  A tolerância com a multiplicidade de jeitos de ser e de fazer nos torna seres amplos em vez de estreitos. Assim, o coração cabe melhor no peito.

         CONSISTÊNCIA - coerência, firmeza, solidez. Estabilidade de pensamento e ação que qualifica uma pessoa como confiável. Afinação entre o pensar, dizer e fazer. Pedir emprestado e  pagar,  só prometer se puder cumprir. Ser consistentemente honesto mesmo ao mudar de opinião ou situação. Fazer da prática o espelho da teoria.

         São seis propostas decentes, chamamentos para todos nós, sobreviventes milênio adentro, com a missão de bem administrar as tecnologias criadas pelos mais novos, se competentes, e honrar a sabedoria legada pelos mais velhos, quando sábios. terezahalliday@yahoo.com


Querida amiga e colega de profissão:
 
Divulgar seus textos é uma honra e até uma obrigação. No código de ética do jornalista, o princípio número um, fundamental, é o dever de divulgar a informação à qual a sociedade precisa ter acesso.
 
Obrigada por ser nossa colaboradora assídua, permitindo a inclusão de suas matérias e outros textos que nos envia, em nosso arteculturanews.
 
Meu afetuoso abraço para você e votos de saúde e paz para toda a sua família.
 
Theresa Catharina
 
De: TEREZA HALLIDAY 
 
 
 
 
Data: Fri, 05 Sep 2003 16:24:05 -0300
   
   
Theresa Catharina:
Você, sempre gentil e se dando ao trabalho de divulgar meus textos. Temos certamente uma convergência de valores.
Um carinhoso abraço,
Tereza Lúcia.

Tereza Lúcia Halliday, Ph.D
Criação, Análise e Assessoria de Textos
www.terezahalliday.com
    

Rua Setúbal, 1700/901 - 51130  - Recife, Pe

 Fone/Fax: (81) 3341-5286

"Palavra quando acesa, não queima em vão".

 

Voltar